CI

Infecção de Greening pode chegar 1 semana antes dos sintomas

 “Descobrimos que o CLas pode se mover a uma velocidade média de 2,9 a 3,8 cm por dia"


Foto: Pixabay

Pela primeira vez, os cientistas conseguiram medir a velocidade de uma bactéria que causa a doença incurável do esverdeamento dos cítricos. A doença do greening dos citros (também conhecida como Huanglongbing) é a doença dos citros mais devastadora do mundo. 

As árvores afetadas produzem folhas amarelas e frutos de baixa qualidade e, eventualmente, param de produzir completamente, resultando em enormes perdas econômicas para os agricultores. Pequenos insetos carregam a bactéria causadora Candidatus Liberibacter asiaticus (CLas) e a injetam quando se alimentam de seiva de árvore. CLas também depende dessa seiva para crescer e se espalhar pela árvore. Usando uma nova abordagem de análise e medição de modelagem estatística, os fitopatologistas puderam acompanhar o CLas em sua jornada através de uma árvore. 

 “Descobrimos que o CLas pode se mover a uma velocidade média de 2,9 a 3,8 cm por dia. A essas velocidades, uma árvore de 3 metros de altura será totalmente colonizada por CLas em cerca de 80 a 100 dias, e isso é mais rápido do que os sintomas aparecem, o que geralmente leva pelo menos 4 meses ", explicou Silvio A. Lopes, fitopatologista da Universidade Estadual Paulista. 

Em outras palavras, quando os produtores observam os sintomas da doença do greening dos  citros , a árvore já está infectada da raiz para cima, o que explica por que remover os ramos sintomáticos não é suficiente para curar uma árvore doente. Lopes e seus colegas também estudaram o impacto da temperatura na taxa de colonização. Eles já sabiam que CLas não se multiplicam bem em ambientes quentes ou frios, mas agora têm números mais específicos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.