Inflação dos custos de produção de maio atinge 2,69%
CI
Imagem: Pixabay
NO RS

Inflação dos custos de produção de maio atinge 2,69%

Iicp acumulado no ano chegou a 10,39%
Por:

O mês de maio fechou com uma inflação de 2,69% nos custos de produção do agronegócio na comparação com o mesmo período de 2021, conforme aponta o Índice de Inflação dos Custos de Produção (Iicp), divulgado pela Farsul nesta terça-feira (28). Os maiores aumentos na expressiva alta foram nos agroquímicos, principalmente herbicida e inseticida. Também foi identificada elevação nos fertilizantes.

Após mais uma alta, o Iicp acumulado no ano chegou aos dois dígitos em maio, com alta de 10,39% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 12 meses o acumulado é de 44,67%. A Assessoria Econômica da Farsul destaca que 2021 também foi um ano de alta, o que faz a elevação deste ano ocorrer em cima de uma base já inflacionada.

Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos (Iipr) voltou a ter alta, com 2,13% em maio na comparação com abril. Os maiores aumentos foram observados no trigo em um movimento sazonal por ser período de plantio, e na soja, refletindo a retomada da alta da taxa cambial no último mês. No acumulado em 12 meses, o Iipr registrou alta de 7,13%. Apesar do resultado positivo, os custos vêm crescendo de forma mais acelerada que preços, estreitando a mas margens de lucro dos produtores.

O relatório também aponta que o crescimento do Iipr está abaixo do Ipca Alimentos, indicando que os preços aos consumidores estão em uma elevação mais acentuada do que os valores recebidos pelos produtores. E mesmo em um momento de inflação geral de preços no país, os produtos que compõem a cesta de custos de produção estão em um movimento de alta mais acelerado que a média da economia (Ipca).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.