CI

Influenza aviária mata 25 mil perus na Polônia

A polícia polonesa está bloqueando o acesso à área afetada a não residentes


Foto: Pixabay

Autoridades do leste da Polônia afirmam que a gripe aviária é responsável pela morte de pelo menos 25.000 perus em granja perto das fronteiras do país com a Ucrânia e a Bielorrússia.

As autoridades veterinárias polonesas na quinta-feira planejavam abater dezenas de milhares de aves na área de Lubartow, uma importante região de avicultura. A polícia está bloqueando o acesso à área afetada a não residentes.

O veterinário chefe da província de Lublin, Pawel Piotrowski, confirmou que o mortal vírus H5N8 foi responsável pelas mortes de perus em duas fazendas na vila de Stary Uscimow, a 45 quilômetros das fronteiras com a Ucrânia e a Bielorrússia.

Não ficou claro como o vírus da gripe aviária chegou às fazendas.

Mais casos registrados

Mais dois surtos da doença foram registrados na Polônia em lados opostos do país, disseram autoridades nesta sexta-feira (03), elevando para cinco o número total de incidentes no maior produtor de aves da Europa nesta semana.

Um dos surtos da cepa H5N8 foi relatado na região leste de Lubelskie, em uma fazenda a cerca de 500 metros de onde três casos de perus foram registrados nesta semana.

Até então, a Polônia não apresentava um surto de gripe aviária desde 2017.

No último caso na região de Lubelskie, 13.000 aves da Guiné foram afetadas, disse o veterinário regional Pawel Piotrowski.

Um surto da cepa H5N8 também foi confirmado em uma fazenda de frangos em Przygodzice, na região oeste de Wielkopolskie, informou a Inspeção Geral de Veterinária da Polônia em comunicado.

A agência de notícias estatal PAP informou que 65.000 galinhas foram afetadas em Wielkopolskie.

"Ainda não temos os resultados dos testes, mas já sabemos que é positivo", disse Piotrowski à Reuters por telefone, acrescentando que as aves da Guiné seriam abatidas.

Ele disse que mais de 50.000 aves poderiam ser afetadas em Lubelskie e havia um grande risco do vírus se espalhar na área, pois havia muitas fazendas de aves próximas.

"A área foi protegida contra pessoas que não deveriam estar lá ... estamos nos concentrando em limpar os recintos onde as aves foram afetadas", disse ele.As autoridades locais disseram em comunicado na terça-feira que o vírus era um subtipo da gripe aviária H5N8 altamente patogênica, que também pode representar riscos para os seres humanos.

Piotrowski disse que, embora o perigo para os seres humanos não possa ser completamente descartado, o risco de infecção é muito menor do que nos pássaros para os quais pode ser mortal.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.