Inovação como forma de diferenciar produtos no mercado
CI
Agronegócio

Inovação como forma de diferenciar produtos no mercado

Descubra como agregar valor a produtos derivados de uva e maçã obtendo melhores preços na hora da venda
Por:
Descubra como agregar valor a produtos derivados de uva e maçã obtendo melhores preços na hora da venda
Cada vez mais o produtor rural busca alternativas para incrementar a produção e tornar a propriedade lucrativa ou até mesmo garantir a sua sobrevivência. A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) vem mostrando caminhos inovadores para o produtor aumentar sua produção e tornar a propriedade lucrativa e sustentável. Dentro desse contexto, o Prosa Rural desta semana, que conta a participação de pesquisadores e analistas da Embrapa, apresenta uma nova visão com vários casos de produtos inovadores.

Dentre esses casos destacam-se o vinho branco de mesa Lorena Ativa, que se diferencia pelo maior teor de substâncias antioxidantes em relação aos demais vinhos brancos e é um exemplo de uso integrado de tecnologias para a diferenciação de um produto na cadeia vitivinícola.

Outro destaque é a Sidra varietal, fermentado de maçã que sendo elaborada com matéria prima de qualidade e usando-se processos semelhantes aos que são utilizados para espumantes, possibilita agregar valor para produtores de maçãs e ofertar um produto diferenciado e atrativo.

Vinhos de novas regiões são mais um exemplo, pois o consumidor tem interesse por produtos novos que apresentem atributos sensoriais e de qualidade que ainda não são encontrados no grande mercado. As indicações geográficas também são um poderoso instrumento de diferenciação, pois estão diretamente associadas à origem dos produtos.

Por fim, frutas como a maçã, o pêssego e o morango, produzidas de acordo com o Sistema de Produção Integrada, são certificadas por órgãos oficiais e podem ser disponibilizadas nos mercados mais exigentes. Em todos esses casos, a qualidade e a tecnologia empregada para obter o produto devem estar presentes, pois não basta apenas apresentar um produto diferenciado, mas sim ofertar algo que satisfaça a expectativa do consumidor e represente um sinal adicional de qualidade. Esses exemplos são clara demonstração de que é possível incentivar os produtores a diferenciar o seu produto no mercado.

Confira no programa Prosa rural desta semana como inovar a produção para obter vantagens competitivas no mercado. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Viviane Zanella
Email: viviane@cnpuv.embrapa.br
Unidade: Embrapa Uva e Vinho
 
 
 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.