CI

inpEV comemora 10 anos de fundação

Instituto integra há uma década todos os elos da cadeia para um objetivo comum: a preservação do meio ambiente


Instituto integra há uma década todos os elos da cadeia para um objetivo comum: a preservação do meio ambiente

Nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, o inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - criado e mantido pela indústria fabricante de defensivos agrícolas completa dez anos de fundação. Com oitenta e sete empresas e dez entidades em seu quadro associativo, representando todos os elos da cadeia produtiva agrícola, o instituto é parte de uma iniciativa pioneira do setor que possibilitou a construção compartilhada de um dos maiores programas de logística reversa de resíduos do país, o Sistema Campo Limpo.


Desde a sua constituição, o inpEV atua como núcleo de inteligência do sistema, integrando os diferentes agentes envolvidos na legislação sobre as embalagens vazias de agrotóxicos (Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002), mobilizando a cadeia para as ações de conscientização e educação, realizando a gestão operacional de toda a logística reversa das embalagens vazias e a divulgação de dados e resultados sobre o programa para toda a sociedade.

Entre os destaques da trajetória, estão a criação em 2008 da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A., a primeira empresa a produzir embalagens plásticas para defensivos agrícolas com resina reciclada proveniente desse programa, o fomento à instituição do Dia Nacional do Campo Limpo, que é celebrado em todo o país no dia 18 de agosto desde 2005, diversos prêmios e reconhecimentos pelas ações de comunicação e pelo modelo de logística reversa, a criação do personagem Olimpio como protagonista das campanhas educativas e principalmente a destinação de mais de 200 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, volume que representa 94% do total de embalagens plásticas colocadas no mercado.


Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do instituto, o inpEV tem orgulho de fazer parte de uma iniciativa pioneira que possibilitou a construção compartilhada do Sistema Campo Limpo. Essa data não representa apenas os números positivos alcançados e o reconhecimento mundial como referência na logística reversa de resíduos sólidos do campo, mas a celebração da soma de esforços de um setor para promover a preservação do meio ambiente e da agricultura sustentável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.