Inscrições em alta para Expointer 2012
CI
Agronegócio

Inscrições em alta para Expointer 2012

Mesmo em um ano difícil, número de animais sobe 4,77% para 6.272
Por:
Mesmo em um ano difícil, número de animais sobe 4,77% para 6.272

O sistema on-line de inscrições para a Expointer registrou 6.272 animais de argola para a edição 2012, 4,77% acima do ano passado. Os números, divulgados nessa segunda-feira (23), ainda podem sofrer ajuste. O total oficial deve sair amanhã (25). Os exemplares rústicos podem ser inscritos até 10 de agosto. Os equinos Crioulos lideram, com total de 485 inscritos. Já os zebuínos apresentaram o maior crescimento: 72,8%. Com a limitação física do Parque Assis Brasil, o chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Seapa, Honório Franco, já prevê: será preciso jogo de cintura para acomodar a todos.


Em tempo de seca e dívidas pendentes, praticamente manter as inscrições é, conforme Franco, muito positivo. Presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, explica que o crescimento maior está nos equinos e ovinos, duas espécies menos penalizadas pela estiagem. "Também cresceu o número de zebuínos, de fora do Estado. Não conta o fator seca", expõe.


Duas raças devem estrear, a equina Gypsy Horse e o bovino de corte japonês Wagyu. Outras, há anos ausentes, retornam, como os cavalos Bretão e os búfalos Carabao. Pelo segundo ano consecutivo, os suínos não participam. Os criadores negam-se a cumprir lei que determina que após a feira haja quarentena e sorologia.


A Expointer será lançada no dia 31, no Cete, em Porto Alegre, com a proposta de resgatar a história e agregar contextos de futuro, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. A mostra ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro, em Esteio.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink