Inseticida de molécula nova mostra resultado surpreendente
CI
Imagem: AgrolinkFito
CONTRA TUTA ABSOLUTA

Inseticida de molécula nova mostra resultado surpreendente

Controla de 93% a 100% dos ovos de um, dois e três dias de incubação
Por: -Leonardo Gottems

O inseticida Ohkami vem mostrando resultados surpreendentes nos ensaios de controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), afirma a fabricante Sipcam Nichino Brasil. A empresa vem apresentando neste mês em diversos eventos os resultados entregues pela nova tecnologia, formulada com a nova molécula Tolfenpirade, patente da Nihon Nohyaku/Nichino do Japão.

O engenheiro agrônomo Sergio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, explica que os estudos pré-lançamento priorizaram o desempenho do novo produto no controle de ovos (ação ovicida) da Tuta absoluta e também de lagartas da praga (efeito lagarticida), nas diferentes fases de seu ciclo biológico.

As pesquisas foram conduzidas pelos especialistas Regiane Oliveira, grupo Agrimip (Unesp de Botucatu-SP), Sergio Benvenga (Inspecta Pesquisa e Consultoria) e da Agrosynthesis Pesquisa e Consultoria. As análises, diz Camargo, observaram que o ingrediente ativo Tolfenpirade interfere na fertilidade da traça-do-tomateiro, quando a praga se encontra na fase adulta.

De acordo com ele, a Tuta absoluta conta com capacidade para se multiplicar velozmente, num ciclo potencialmente danoso à produtividade do tomate. “Em seu ciclo de vida, uma fêmea é capaz de depositar de 55 a 130 ovos. Já na forma de lagarta, a praga se alimenta de estruturas da planta e dos frutos formados. Não controlada, ela causa danos de 70% a 100% à produção.”

Camargo ressalta que dados colhidos nos estudos pré-lançamento apontaram que o novo inseticida da Sipcam Nichino controla de 93% a 100% dos ovos de um, dois e três dias de incubação. “Notamos que Ohkami também reduz em até 93% a ‘postura’ dos ovos e inviabiliza até 71% dos mesmos, colocados por adultos que tiveram contato com o produto.”

Ele revela ainda que, em avaliação específica sobre o efeito lagarticida de Ohkami, o produto foi comparado a outros dois tratamentos, conhecidos do produtor de tomate, ancorados na associação entre ingredientes ativos com diferentes modos de ação. Todos os produtos usados nessa parte da pesquisa, tiveram no alvo quatro populações de lagartas em 2º instar (cerca de 2 cm de comprimento). “Aplicado isoladamente, Ohkami controlou de 93% a 100% dessas populações, no período analisado, de um a seis dias”, Camargo.

Ainda conforme Camargo, em outro ponto de estudo, este com objetivo de avaliar o percentual de redução de lagartas vivas da traça-do-tomateiro na lavoura, pesquisadores compararam Ohkami a mais quatro inseticidas ‘premium’, largamente aplicados na tomaticultura do País. O resultado final, diz Camargo, destacou que o desempenho médio do produto da Sipcam Nichino foi de 86,6%, contra 81,5%, 59,9%, 62,4% e 60,5% dos demais.

Em termos absolutos, os estudos pré-lançamento constataram que Ohkami reduziu em mais de 80% o número de lagartas vivas nas lavouras. Outro diferencial, diz Camargo, é o mecanismo de ação do inseticida. “Trata-se do único produto para controle da traça-do-tomateiro registrado no País com mecanismo de ação ‘Inibição do Complexo I na Cadeia de Transporte de Elétrons’. Esta característica, somada ao fato de Ohkami advir de uma nova molécula, evita a resistência cruzada da Tuta absoluta ao produto”, finaliza.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.