CI

Inseticida recém-lançado controla traça-do-tomateiro

“Por possuir esse novo mecanismo de ação para a traça-do-tomateiro, tecnologia não apresenta resistências"


Foto: Pixabay

O inseticida Ohkami, lançado no Brasil recentemente pela Sipcam Nichino Brasil, superou a expectativa inicial de comercialização prevista pela empresa. O produto entrou no mercado atrelado a dados relevantes observados a campo no controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta).

“Essa praga ocorre o ano todo, porém nos períodos de seca torna-se mais agressiva. As fêmeas adultas depositam ovos em folhas, frutos, hastes e sépalas de flores. Logo depois, as lagartas eclodem e começam a se alimentar de estruturas da planta e dos frutos”, explica Sérgio Camargo, engenheiro agrônomo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil, uma companhia de origem ítalo-japonesa.

De acordo com Camargo, a traça-do-tomateiro conta com capacidade para ocasionar danos entre 70% e 100% da produção de uma lavoura. “A Tuta absoluta possui ainda significativa capacidade reprodutiva, pois cada fêmea consegue depositar de 55 a 130 ovos durante seu período de reprodução”, complementa o especialista.

“Por possuir esse novo mecanismo de ação para a traça-do-tomateiro, Ohkami não apresenta resistências cruzadas com outros produtos do gênero utilizados no manejo da praga”, diz o  área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil. O inseticida, continua Camargo, reúne ainda quatro características centrais que definem sua alta eficácia sobre a Tuta absoluta: ação sobre a fertilidade de adultos, lagarticida (em todos os estágios ‘larvais’), ovicida (controle de ovos da praga) e ação repelente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.