Instrutores do Senar-MT concluem capacitação de metodologia CAV
Objetivo é tornar o aprendizado mais prazeroso aos alunos
A metodologia CAV é praticada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Cape), de Minas Gerais. Os cursos são ministrados pelo método ?aprender fazendo?, em que os participantes vivenciam diferentes atividades para depois praticá-las com os alunos.
"Esse treinamento trabalha o empreendedorismo dos instrutores e colaboradores. Ensina estratégias de vivência que ajudam o instrutor a passar os conhecimentos de forma mais prazerosa aos alunos", explica Tatiane Perondi, da equipe pedagógica do Senar-MT.
A instrutora Clessir Fachin aprovou a iniciativa. "O curso ensina como nós devemos valorizar os alunos. E como aliar o nosso conhecimento com o conhecimento dos alunos que já são adultos e têm experiência de vida", avalia Clessir.
O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações. A entidade faz parte do Sistema Famato, assim como os 86 sindicatos rurais de Mato Grosso - representados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) -, e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).