CI

Instrutores do Senar-MT concluem capacitação de metodologia CAV

Objetivo é tornar o aprendizado mais prazeroso aos alunos

Termina nesta sexta-feira (20) o curso de capacitação de instrutores e colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) na metodologia CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial) e de Jogos de Empresas. Pela primeira vez, 110 instrutores foram capacitados por esta técnica, cujo objetivo é tornar o aprendizado mais prazeroso aos alunos. As turmas, formadas por instrutores dos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar-MT, começaram os trabalhos em dezembro do ano passado.


A metodologia CAV é praticada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Cape), de Minas Gerais. Os cursos são ministrados pelo método ?aprender fazendo?, em que os participantes vivenciam diferentes atividades para depois praticá-las com os alunos.

"Esse treinamento trabalha o empreendedorismo dos instrutores e colaboradores. Ensina estratégias de vivência que ajudam o instrutor a passar os conhecimentos de forma mais prazerosa aos alunos", explica Tatiane Perondi, da equipe pedagógica do Senar-MT.


A instrutora Clessir Fachin aprovou a iniciativa. "O curso ensina como nós devemos valorizar os alunos. E como aliar o nosso conhecimento com o conhecimento dos alunos que já são adultos e têm experiência de vida", avalia Clessir.

O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações. A entidade faz parte do Sistema Famato, assim como os 86 sindicatos rurais de Mato Grosso - representados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) -, e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.