CI

Irga lança novo cultivar de arroz


O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) promoveu ontem (19-03) um dia do campo na Estação Experimental do Arroz de Cachoeirinha. Mais de 1,5 mil orizicultores conheceram os resultados dos trabalhos de pesquisa em andamento nesta safra. O destaque ficou por conta do lançamento do cultivar Irga 422CL, desenvolvido em parceria com a BASF. "A nova semente auxilia no combate ao arroz vermelho, que provoca redução de até 20% na produção do Estado e é resistente ao herbicida Only", explicou o diretor técnico da estação, Flávio Schirmann. O cultivar, que tem ciclo médio de 121 dias e apresenta rápida capacidade de desenvolvimento na fase inicial, estará disponível para comercialização na próxima safra.

O gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Maurício Fischer, disse que a semente é resultante de retrocruzamento entre sementes da Universidade de Lousiana (EUA) e o Irga 417, plantada em cerca de 40% da área cultivada no RS. Schirmann aconselha o uso da Irga 422CL em áreas que apresentem infestação de arroz vermelho. "Também é aconselhável o uso em propriedades onde o controle da praga não teve êxito com o emprego de outras técnicas de manejo."

A produção orizícola gaúcha deverá apresentar incremento de uma tonelada por hectare dentro de quatro anos. O anúncio foi feito pelo presidente do Irga, Pery Coelho, durante a apresentação do projeto Alta Tecnologia (Projeto 10) ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Odacir Klein, que prestigiou o dia de campo promovido pela entidade. O Projeto 10 foi desenvolvido em caráter experimental em Dom Pedrito, a partir da última safra. "A partir da próxima safra, será aplicado em Cachoeira do Sul, Agudo, Uruguaiana, Pelotas, Santo Antônio da Patrulha e na Planície Costeira Interna", explicou. Coelho sustentou que a produtividade é prioridade máxima no Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.