CI

JBS tem quase metade da capacidade de abate de bois de MT

"Algumas indústrias transformaram essa crise em oportunidade"


A concentração da indústria de frigoríficos aumentou em Mato Grosso desde 2008, após uma onda de aquisições no setor que permitiu ao JBS atingir fatia de 48 por cento da capacidade total de abate no Estado, apontou estudo de um instituto ligado a produtores.


A pesquisa feita pelo Imea, a pedido do federação dos produtores do Estado (Famato), concluiu que houve um rápido crescimento da indústria frigorífica com empresas em melhores condições aproveitando para fazer aquisições em meio à crise internacional, o que levou até ao fechamento de algumas unidades.

"Algumas indústrias transformaram essa crise em oportunidade", disse o Imea, ao considerar o desempenho do setor no período.

O estudo apontou ainda um aumento de 17 por cento na capacidade de abate de Mato Grosso, que conta com o maior rebanho bovino do Brasil, para 38,4 mil cabeças por dia, ante os 32,7 mil bovinos de 2008.

Em 2008, o frigorífico Quatro Marcos estava na liderança com 17 por cento da capacidade de abate do Estado, e o JBS estava empatado como o Independência na segunda posição de mercado, ambos com uma fatia de 14 por cento.

A crise econômica global daquele ano afetou as operações de vários frigoríficos na região, que acabaram entrando em recuperação judicial ou encerrando operações.

Em meio a este cenário de crise, o JBS (maior produtor global de carne bovina) reforçou sua atuação por meio de aquisições e expansão, e viu já no ano seguinte sua participação saltar para 34 por cento, seguindo pelo Independência, Brasil Foods e Marfrig, cada um com uma fatia de 11 por cento.


Para 2012, o Imea estima que a capacidade de abate do JBS deve corresponder a 48 por cento de um total de 38,4 mil de cabeças. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.