CI

Jovem é exemplo do novo perfil de produtores rurais da Grande Curitiba

Atualmente, produz cerca de 5 mil bandejas de mudas diferenciadas para 50 clientes fixos todo mês


Com capacitações do Sebrae/PR, Jorge Guarise passou do plantio para a produção de mudas de hortaliças e oferece um produto diferenciado e com alta qualidade

Com apenas 19 anos, Jorge Maiquel Guarise é um 'retrato' da mudança de perfil dos produtores rurais de Colombo, segundo município da Região Metropolitana de Curitiba com a maior produção de hortaliças, conforme dados da Secretaria de Agricultura de Colombo. Filho de agricultores, desde 2009, ele acompanha os pais nos treinamentos oferecidos pelo Projeto da Organização da Cadeia de Hortifrutigranjeiros, implantado na Região Metropolitana.

Guarise identificou a dificuldade que os agricultores de Colombo tinham para comprar mudas de hortaliças e teve uma atitude empreendedora ao enxergar uma oportunidade de negócio: montar um viveiro para fornecimento de mudas para toda a região. Para isso, o jovem produtor buscou informações, participou de feiras e buscou novas tecnologias, além de saber da viabilidade e sustentabilidade da sua ide ia.

"No plantio de hortaliças, sempre trabalhamos com a instabilidade, a dependência da procura pelo produto, sem um padrão de qualidade e com investimentos limitados. Todos esses pontos me fizeram traçar novos objetivos profissionais para mim e minha família. Comecei participando de capacitações voltadas para a produção e finanças, aprendi técnicas e comecei o negócio ciente sobre o mercado, com foco no cliente e reais chances de crescimento", conta o produtor.

Orientado, Guarise colocou sua ideia em prática e, atualmente, produz cerca de 5 mil bandejas de mudas diferenciadas para 50 clientes fixos todo mês, o que garante um giro de aproximadamente R$ 20 mil por mês.

"Hoje a minha produção de mudas está toda vendida antes de ser semeada. Compro semente de vários distribuidores do Paraná e o meu principal diferencial é usar a fibra de côco como substrato, que é esterilizada e protege as mudas de pragas. Sou o único na região que trabalha com esse produt o, que garante uma muda com padrão elevado, maior rendimento e excelente custo benefício", destaca Guarise.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR e gestora do Projeto de Hortifrutigranjeiros da região centro-sul do Paraná, Maria Isabel Guimarães, 17 produtores fazem parte da proposta em Colombo, que tem como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA), além da Chácara Strapasson e a Secretaria de Agricultura de Colombo.

Maria Isabel Guimarães afirma que "além da gestão nos negócios e da importância do associativismo, é essencial a atualização do produtor em novas técnicas e conhecimento de mercado."

A consultora do Sebrae/PR diz que a história de Guarise ilustra a nova geração de produtores rurais do Paraná. "Esses novos valores representam um importante passo para a profissionalização de um grupo importante de produtores. Jorge Guarise enxergou uma oportunidade de negócio e, mesmo com pouca idade, inovou nos negócios e transferiu toda a família para uma nova atuação dentro do mercado de hortifrutigranjeiros, com um trabalho planejado", declara a consultora do Sebrae/PR.

Futuro

Com mais uma atitude inovadora, Guarise se prepara para buscar a certificação. O produtor diz que, num futuro próximo, a certificação vai comprovar a qualidade de seus produtos para todos os mercados. "Para buscar esse objetivo, terei que realizar uma série de investimentos como ampliar a área e o projeto da estufa. Será um trabalho importante para a minha produção e para o município. O futuro está em se qualificar sempre. Isso é o que eu busco por meio do Sebrae/PR", fina liza Jorge Guarise.
 
As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae/PR.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.