CI

Jovens rurais podem receber destinação do IRPF

Na declaração anual pode haver dedução de até 3% do imposto devido


Foto: Marcel Oliveira

Em tempos difíceis, a solidariedade pode fazer toda diferença. E é possível apoiar projetos sociais por meio da declaração do Imposto de Renda. O Instituto Crescer Legal está engajado no Projeto Destinar que tem como objetivo incentivar doações via Imposto de Renda das pessoas físicas e divulgar as instituições e projetos sociais inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Santa Cruz do Sul. Ao optar pela declaração completa, o contribuinte pode destinar 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, mesmo que tenha valores a restituir. 

“O Instituto Crescer Legal tem grande parte dos programas financiados pelas empresas de tabaco associadas, mas nossos jovens aprendizes também se beneficiam com as doações feitas via restituição do imposto de renda. Ao doar para o Fundo Municipal, o seu imposto fica no seu município e faz diferença na vida de muitas crianças e adolescentes”, comenta a gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf. 

Em 2020, o Instituto captou um recurso de R$ 127.731,90 que foram revertidos em um Chevrolet Spin para acompanhamento das turmas e visitas aos aprendizes nas mais diversas localidades rurais abrangidas e 17 notebooks, além de materiais de expediente, voltados às atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Além disso, o 4º Encontro Regional de Aprendizes Rurais que reuniu de forma virtual aprendizes das sete turmas em andamento, egressos, equipe, parceiros e associados do Instituto para compartilhar experiências do Programa foi viabilizado com recursos captados via edital do Comdica. Segundo o diretor presidente da entidade, Iro Schünke, a aplicação destes recursos tem possibilitado melhorias no atendimento dos adolescentes rurais contemplados nos programas do Instituto Crescer Legal.  

COMO DESTINAR? Na declaração de ajuste anual, realizada até 30 de abril, pode haver dedução de até 3% do imposto devido, tanto para aqueles que possuem imposto a pagar, como a restituir. Essa doação pode ser feita diretamente no programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.  

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma em 2015 com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.