CI

Leilões de milho serão retomados nesta sexta-feira

O objetivo é prosseguir com os leilões semanais, para apoiar a comercialização de mais três milhões de toneladas


A partir de 28 de agosto, serão retomados os leilões de apoio à comercialização de milho. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mais um leilão na modalidade Prêmio de Escoamento do Produto (PEP), em que serão ofertadas 760 mil toneladas de milho.

A distribuição deste volume é feita considerando a situação da comercialização local. O leilão de 28 de agosto envolve o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul (ambos com 80 mil toneladas ofertadas), Mato Grosso (com 500 mil toneladas), e Paraná (com 100 mil toneladas).

“Este será o quarto leilão na colheita da safra de inverno, uma vez que os preços de mercados estão abaixo do mínimo de R$ 13,20 por saca de 60 kg, em Mato Grosso, e R$ 16,50 por saca de 60 kg nos outros estados”, observa o coordenador-geral de cereais e culturas anuais do Mapa, Silvio Farnese.

Farnese destaca que o objetivo do Mapa é prosseguir com os leilões semanais, para apoiar a comercialização de mais três milhões de toneladas, durante a colheita da safra, conforme o comportamento futuro do mercado.

PEP - O governo concede subvenção econômica (prêmio) para que indústrias e cooperativas adquiram produtos pelo preço mínimo. Este instrumento permite garantir ao agricultor o preço mínimo, sem a necessidade de adquirir o produto. Além disso, funciona para complementar o abastecimento em regiões com déficit nesta área e melhorar a distribuição espacial dos produtos agrícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.