CI

Leite sobe menos e prévia do IPCA fica em 0,23% em agosto

O leite pasteurizado, que vinha registrando resultados elevados desde maio e pressionando o resultado do grupo, neste mês apresentou queda de 1,48%, quando em julho a alta havia sido de 9,25%


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), uma prévia do indicador que é usado como referência para a meta de inflação do País, teve variação de 0,23% em agosto, ante os 0,22% apurados no mês anterior, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estabilidade do indicador é explicada por uma menor alta no preço dos alimentos, em especial o leite pasteurizado, informou o órgão.

"A estabilidade do resultado de julho para agosto deve-se à menor variação nos preços dos alimentos, que apresentaram queda 0,28%, em agosto, enquanto em julho, haviam apresentado alta de 0,33%", informou o IBGE em nota.

"O leite pasteurizado, que vinha registrando resultados elevados desde maio e pressionando o resultado do grupo, neste mês apresentou queda de 1,48%, quando em julho a alta havia sido de 9,25%", disse o estudo.

Com o resultado, o IPCA-15 passou a acumular taxa de 4,34% nos últimos 12 meses e 2,95% de janeiro a agosto deste ano, abaixo dos 4,69% no mesmo período de 2008.

O IPCA é usado pelo Banco Central (BC) como parâmetro para a meta de inflação brasileira, que para este ano é de 4,5% - com tolerância de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A metodologia de cálculo do IPCA e do IPCA-15 é a mesma, apurando a variação de preços para famílias com renda de até 40 salários mínimos em 11 regiões metropolitanas do País. A diferença está no período de coleta, já que o IPCA mede o mês calendário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.