CI

MA: agricultura sustentável de soja para Itaqui é tema de encontro

Evento discute soluções sustentáveis para o maior complexo portuário em movimentação de carga no país


Foto: Divulgação

Para discutir e incentivar os avanços da agricultura sustentável de soja na região do Matopi (que inclui partes dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí), a CLI (Corredor Logística e Infraestrutura), em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ,) e a RTRS (Round Table on Responsible Soy Association) realiza a 3ª edição do Diálogo da Soja Sustentável para o Corredor Itaqui, nos dias 7 e 8 de dezembro, em São Luís, no Maranhão.

“É urgente e necessário falarmos sobre esse assunto. Queremos fortalecer a prática na região para que, cada vez mais, o corredor de Itaqui seja reconhecido por uma produção que contribui com uma agricultura sustentável”, afirma Hélcio Tokeshi, CEO da CLI, responsável por parte do consórcio Tegram (Terminal de Grãos) no Porto de Itaqui. A CLI detém uma das maiores pranchas de soja do Brasil, favorecendo o recorde de carregamento e eficiência no porto.

Além das discussões sobre iniciativas de sustentabilidade e perspectivas para a cadeia de soja na região, reforçar o diálogo entre autoridades públicas e o setor de infraestrutura logística também faz parte do evento. “Parte da história de sucesso da região do Mapito acontece porque há muita conversa e, este encontro, vem com a intenção de promover essa troca", explicou o executivo da CLI.

Petra Ascher, diretora do projeto na GIZ Brasil, destaca o modelo colaborativo da iniciativa. "Trabalhamos com parceiros locais, apostando em implementar iniciativas com atores dos diferentes elos da cadeia produtiva, em um processo de práticas para a produção de soja sustentável. No caso do projeto Cadeias Sustentáveis, o setor de logística tem um papel muito importante no apoio para um processo de melhoria contínua em busca de um território sustentável. O nosso projeto, que faz parte de um programa global - Programa Sustentabilidade e Criação de Valor em Cadeias Produtivas, financiado com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha - olha a cadeia da soja no Brasil com o enfoque do produtor até o consumidor", explica.

Além de Tokeshi, estarão presentes no evento, André Nassar, presidente da ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), Eugenio Patoja, diretor da IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Franziska Tröger ach, primeira secretária para o Desenvolvimento Sustentável / Florestas da Embaixada da Alemanha, e Petra Ascher, diretora do Projeto Cadeias Sustentáveis da GIZ Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.