MA: produtores de Monção ganham destaque na piscicultura após assistência do Senar
CI
Imagem: Pixabay
PISICULTURA

MA: produtores de Monção ganham destaque na piscicultura após assistência do Senar

Casal de produtores rurais tem elevado o nível de produtividade na cadeia de piscicultura através da ATeG
Por:

Em uma parceria assertiva entre o Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Monção e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, o casal de produtores rurais Marília Gonçalves e Cláudio Câmara, tem elevado o nível de produtividade na cadeia de piscicultura através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), aplicada  pelo programa Retorno Certo.  

Em visita recente à propriedade, o diretor técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa e o presidente do Sindicato e Secretário de Agricultura do Município, Jonsson Matos, conferiram os resultados do trabalho aplicado pela equipe técnica do Senar, no que se refere à bovinocultura de corte e agora, à piscicultura.

Acompanhados pelo engenheiro de pesca Wagner Roberto, foi possível conferir também, o resultado das técnicas aplicadas pelo Negócio Certo Rural (NCR), programa desenvolvido em parceria com o Sebrae. O NCR, é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão, eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural.

Com o conhecimento adquirido no NCR e na primeira etapa da ATeG, praticada na cadeia de bovinocultura, os produtores rurais apostam agora na piscicultura. Vista anteriormente como um local de lazer, a Fazenda Santa Rita, tornou-se um local de produtividade e empreendedorismo, conforme aponta o casal.

Tecnologias

Neste segmento, a assistência chegou em  janeiro deste ano, levando tecnologias essenciais para o fortalecimento da atividade, como o dimensionamento da área, o povoamento, quantidade de ração de acordo com a quantidade de peixes, biometria mensal, trato da ração e manejo.

De acordo com Wagner Roberto, o casal possui uma capacidade produtiva muito boa, uma vez que aceitaram as mudanças propostas pelo Senar e investiram na propriedade, passando assim, a ver a piscicultura como um negócio.

“Hoje os nossos assistidos tem outra visão. Para eles agora, a propriedade rural é uma empresa que gera lucros, receita e capital, e esta metodologia está sendo aplicada no município e já estamos tendo muito êxito nesta cadeia produtiva”, salienta ele, acrescentando que a safra de 2021/2022, tem uma quantidade de pescado para despesca, que chega a cerca de 50 toneladas, o que vai gerar em média, uma receita de meio milhão  de reais (500 mil reais).

“Tudo oriundo da piscicultura do município. E a ATeG vem transformando a vida destes produtores rurais”, ressaltou ele, destacando a boa aceitação de todos os assistidos.

Rentabilidade

Na visão de Marília, o projeto de piscicultura que vem desenvolvendo em sua propriedade tem crescido muito desde que o Senar chegou. “O Senar fez crescer o meu negócio, e a rentabilidade é muito maior que antes. Hoje faço todo o controle de compra, alimentação no horário correto e tem nos trazido um lucro bastante positivo. Eu recomendo a todo produtor rural, que esteja necessitando deste tipo e acompanhamento que faça com o Senar, porque de fato, esta instituição, faz o negócio acontecer”, afirmou.

Jonsson Matos, afirma que o casal de produtores já está sendo assistido pelo Senar há dois anos. “Passou pela cadeia da bovinocultura, e agora, na piscicultura. Em apenas seis meses, apresentam resultados positivos. O que muito nos alegra porque não esperávamos que em tão pouco tempo, o resultado fosse tão grande assim. Através da assistência técnica via Senar, com o apoio da prefeitura de Monção, temos um caso pleno de sucesso, considerando cursos complementares e orientações obtidas por meio do Sindicato dos Produtores Rurais”, evidenciou ele.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.