CI

Macieiras dão mais frutos quando têm bons vizinhos

Intercalar variedades pode ser útil


Foto: Pixabay

Os produtores de maçã desejam obter o máximo de seus cultivares de alto valor, e um estudo da Purdue University mostra que eles podem querer se concentrar nos tipos de maçãs que cultivam perto dessas safras comerciais. Visto que as macieiras não podem se autopolinizar, o pólen de outras variedades de maçã é necessário para que a fruta cresça. 

Proprietários de pomares costumam plantar macieiras caranguejo entre maçãs de alto valor como Honeycrisp, Gala e Fuji. As maçãs silvestres produzem muitas flores e, portanto, muito pólen para as abelhas espalharem para as outras árvores. 

"Se você está cultivando Honeycrisp, deve plantar algo próximo a seu Honeycrisp que as abelhas colherão e espalharão em seu Honeycrisp e produzirão boas maçãs", disse Peter Hirst, professor de horticultura e arquitetura paisagística em Purdue. "Os produtores alternam o plantio de diferentes cultivares a cada poucas fileiras para promover a polinização cruzada e, às vezes, também colocam uma macieira no meio de uma fileira”, completa. 

Hirst e Khalil Jahed, estudantes de PhD em Purdue, se perguntaram se importava que tipo de maçã polinizava cultivares de alto valor. Para descobrir, eles aplicaram manualmente pólen de Red Delicious e Golden Delicious, e dois tipos de maçã silvestre, Ralph Shay e Malus floribunda, em Honeycrisp, Fuji e Gala. Eles colocaram uma rede sobre as árvores para manter as abelhas afastadas para que pudessem controlar o pólen aplicado. 

Suas descobertas, publicadas na revista  HortScience, mostraram que Honeycrisp polinizou com a variedade Red Delicious dobrou o conjunto de frutas (a conversão de flores em frutas) em comparação com Honeycrisp polinizada com as variedades de maçã caranguejo. 

Em Honeycrisp, os tubos polínicos criados pelo pólen do Red Delicious atingiram em média 85% da distância até o ovário, em comparação com 40% dos tubos polínicos do pólen da maçã silvestre. E o conjunto de frutas polínicas Red Delicious foi quatro vezes maior no primeiro ano do estudo e oito vezes maior no segundo, em comparação com as maçãs silvestres. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.