CI

Mainardi e produtores debatem impasse com a Doux Fangosul

Muitos estão recorrendo aos bancos para saldar suas dívidas


O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, recebeu na terça-feira (27), em Porto Alegre, um grupo de produtores de aves e suínos, liderados pela Fetag, para debater a intermediação do Governo do Estado em relação ao atraso de até seis meses no pagamento do fornecimento de matéria-prima aos produtores por parte da Doux Fangosul.


De acordo com o presidente da Fetag, Elton Weber, em torno de três mil produtores das regiões da Serra, Vale do Caí e Vale do Taquari estão há aproximadamente seis meses sem receber da empresa, o que tem causado imensas dificuldades para todos eles. "Muitos estão recorrendo aos bancos para saldar suas dívidas. A empresa deixou de pagar neste período em torno de R$ 50 milhões", revelou Weber.

Um dos exemplos é vivido pelo criador de suínos, Lírio Luiz Oldoni, de Serafina Corrêa. Ele revelou ter fornecido à empresa 14,5 mil animais pelo valor de R$ 300 mil e que está sem receber há seis meses. "A principal dificuldade está sendo pagar os 15 funcionários que precisam receber em dia", disse Oldoni.

Mainardi destacou que ainda na tarde desta terça-feira, uma reunião será solicitada com a direção da empresa para tratar do assunto. "Temos a informação de que até o dia 29 deverá ser realizado um pagamento de 40% da dívida, o que não será suficiente para minimizar os problemas", revelou o secretário.


Participaram do encontro o assessor especial do governador, Milton Viário; o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), José Antunes Junior; o chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Inácio Benincá; secretário adjunto da Seapa, Cláudio Fioreze; o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS (ACSSURS) Valdecir Folador; e representantes de sindicatos dos trabalhadores de aves e suínos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.