CI

Manejo adequado do tambaqui para o controle de doenças

Saiba mais sobre o manejo adequado e principais medidas de prevenção de doenças causadas por parasitos em tambaqui cultivado


Saiba mais sobre o manejo adequado e principais medidas de prevenção de doenças causadas por parasitos em tambaqui cultivado
As pesquisas conduzidas pela Embrapa sobre as doenças provocadas por parasitos em tambaqui cultivado na Amazônia mostraram que alguns procedimentos simples adotados pelos aquicultores, podem evitar problemas com a sanidade dos peixes. O programa Prosa Rural desta semana mostra alguns conhecimentos básicos sobre o manejo dessa espécie que podem ser utilizados para o bom desempenho da criação.

Segundo o pesquisador da Embrapa Amapá (Macapá/AP), Marcos Tavares Dias, “deve-se ter cuidado também na hora da compra de alevinos, para evitar a introdução de parasitos nos viveiros de cultivo, quando os peixes comprados são portadores de parasitos e são colocados junto com outros que já estão no viveiro,”, afirma.

“O tambaqui, como qualquer outro peixe, necessita de alimentação com ração balanceada de boa qualidade e com níveis de proteínas adequados para cada fase de sua criação. A ração ou qualquer outro tipo de alimento devem ser fornecidos na quantidade que os peixes consomem para não haver sobra e, consequentemente, deterioração da qualidade da água, o que pode causar doenças”, coloca o pesquisador Marcos Tavares Dias.

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Elisabete Ramos
Email: [email protected]
Unidade: Embrapa Amapá
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.