CI

Manejo e condução da lavoura de abóbora

Variedades crioulas de abóbora: aspectos importantes do cultivo, da condução da lavoura e da colheita


Variedades crioulas de abóbora: aspectos importantes do cultivo, da condução da lavoura e da colheita

Esta semana o programa Prosa Rural abre espaço para falar sobre “Manejo e condução da lavoura de abóbora”. A pesquisadora Semíramis R. Ramalho Ramos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) explica para os ouvintes sobre os principais cuidados no manejo e no cultivo da abóbora, em especial a abóbora Crioula, variedade local ou comum, cujas sementes são mantidas há muitas gerações pelos agricultores.

A abóbora (Cucurbita moschata) pertence à família das cucurbitáceas, juntamente como o pepino, o melão, o maxixe e o jerimum. Originária das Américas, a abóbora destaca-se na culinária nordestina pelo seu valor alimentício e por sua versatilidade no modo de ser preparada. É uma planta anual e herbácea que apresenta, ao mesmo tempo, flores femininas e masculinas; por isso, tem a fecundação cruzada. Na propriedade familiar, a abóbora tem lugar garantido como alimento capaz de evitar doenças da visão, já que contém carotenóides pró-vitamina A, além de ter propriedades antioxidantes.

No programa desta semana a pesquisadora, além de falar sobre as diferenças entre abóbora e jerimum (que são de espécies diferentes), aborda também alguns aspectos importantes sobre a colheita: “Deve-se retirar e deixar o fruto com cerca de um a dois centímetros do pedúnculo, que é aquela parte que sustenta o fruto à planta. É importante que a faca ou tesoura usada para a colheita seja lavada, higienizada”. Constantemente, o agricultor deve fazer a higienização numa solução de água e hipoclorito de sódio na quantidade recomendada.

Um outro ponto de destaque do programa são as instruções da pesquisadora Semíramis para um perfeito aproveitamento de sementes de abóbora para o plantio da safra seguinte.

O programa Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


Responsável: Sayonara Marinho
Unidade: Embrapa Tabuleiros Costeiros










Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.