Manejo nutricional reflete em qualidade do suco
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Marcel Oliveira

CITROS

Manejo nutricional reflete em qualidade do suco

Soluções naturais ajudam no aumento de peso e teor de brixº dos frutos
Por: -Eliza Maliszewski
687 acessos

Estudos realizados na região de Jales (SP) mostram que soluções naturais à base de compostos orgânicos específicos e nutrientes complexados por aminoácidos impactam diretamente em fatores como bom peso médio dos frutos, alto teor de grau brix e baixa acidez que rendem mais suco e com melhor sabor. 

As pesquisas foram desenvolvidas pela Alltech Crop Science e mostram o desempenho do citros quando feito o manejo correto na fase de maturação. Os resultados mostraram um incremento de 19,1% no peso médio do fruto e 7,3% no teor de grau brix da Laranja Pera Rio. Também na mesma variedade, foi possível observar aumento de 1,6% no rendimento de suco com o uso da tecnologia. 

As aplicações foram realizadas no início da fase de maturação. As aplicações incluíram potássio, molibdênio e boro, que intensificam o transporte de fotoassimilados para o fruto e mantém a atividade fotossintética da planta. Os cuidados nutricionais nesta fase também permitem que a planta supere os estresses climáticos e não direcione seus esforços para outras estruturas do vegetal e não para a fruta.

“Assim, teremos melhor equilíbrio nutricional e fisiológico das plantas, e maior uniformidade da qualidade final dos frutos de citros”, explica o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da empresa.

Com isso a planta direciona a energia para o enchimento dos frutos e tem melhores resultados. O especialista lembra que é importante fazer os tratos culturais adequados, sempre se atentando às exigências nutricionais de cada cultivar, o manejo fitossanitário e o bom fornecimento de água por meio da irrigação, principalmente em momentos de estresse hídrico, que podem atrasar o desenvolvimento da planta.

* com informações da assessoria de imprensa


 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink