MAPA estabelece novas regras para controle e monitoria de salmonelas

Agronegócio

MAPA estabelece novas regras para controle e monitoria de salmonelas

O objetivo principal da IN é estabelecer novas normas de controle e a monitoria de Salmonella spp em granjas de corte e abatedouros
Por:
5049 acessos

Assinada pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, o Diário Oficial da União desta terça-feira, 25, traz a Instrução Normativa nº 20, de 21 de outubro corrente.

O objetivo principal da IN é estabelecer novas normas de controle e a monitoria de Salmonella spp em granjas de corte e abatedouros. Mas inclui também, por exemplo, a verificação do status sanitário de aves de reprodução (galinhas e perus) - quando encaminhadas para o abate.

No que tange à criação, as exigências da IN nº 20 são aplicáveis aos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus. Visando ao controle de Salmonella spp, nesses estabelecimentos todos os lotes serão submetidos a coletas de amostras para a realização de ensaios laboratoriais segundo a metodologia oficial.

Já em relação aos abatedouros, as medidas previstas são aplicáveis apenas aos estabelecimentos de abate registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF). Eles deverão estabelecer em seus programas de autocontrole ações de controle e monitoramento de Salmonella spp desde a obtenção da matéria-prima (ave viva) até o produto final.

Embora entre em vigor a partir de hoje, a Instrução Normativa nº 20 – que revoga a Instrução Normativa no 70, de 6 de outubro de 2003 – concede prazo de 120 dias para os estabelecimentos envolvidos se adequarem às novas exigências.

Clique aqui para acessar, na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União, a íntegra da Instrução Normativa nº 20/2016.

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink