CI

Margens do varejo na comercialização de frango e ovo

No gráfico abaixo, uma ilustração do que foram as margens do varejo na comercialização do frango e do ovo nas primeiras 48 semanas do ano


Ilustração do que foram as margens do varejo (preço ao consumidor em relação ao preço no atacado) na comercialização do frango e do ovo nas primeiras 48 semanas do ano, ou seja, entre janeiro e novembro de 2018. Como de hábito, as margens mais elevadas são observadas na comercialização de ovos: nas 49 semanas enfocadas, elas alcançaram média próxima de 180%. Mas houve momento em que superaram os 250%. Já as margens registradas na comercialização do frango não ultrapassaram os 100%. Mas chegaram a ficar próximas desse índice, registrando em 11 meses média pouco superior a 66%. 

As margens mínimas registradas, tanto no ovo como no frango, ocorreram por volta da 22ª-23ª semana de 2018. Não por coincidência, claro, esse é o período em que o mercado sofreu desabastecimento dos dois produtos como efeito da greve dos caminhoneiros.

A margem máxima obtida na comercialização do frango foi registrada por volta da 13ª semana do ano, ou seja, no final da Quaresma de 2018. Notar, porém, que a expansão da margem não se deu em cima de um aumento no varejo (a variação de preço em relação ao momento da margem mínima foi de apenas 1,8%), mas em decorrência de um profundo recuo nos preços do atacado. Na ocasião, o produto registrou um dos menores preços de 2018.

A história do ovo em relação à margem máxima – 256,88% sobre o preço registrado no atacado – não é muito diferente: ocorreu poucos dias atrás, no final de outubro, quando os produtores viram seus preços reduzidos a um dos menores patamares do ano. Note-se, aqui, que a queda de preços observada entre os dois momentos analisados (-46,67%) esteve muito próxima da enfrentada pelo frango (-41,59%). A única diferença é que, no varejo, o preço do ovo apresentou ligeiro recuo.

Os preços apresentados têm como base (1º) o levantamento semanal efetuado pelo PROCON-SP no varejo da cidade de São Paulo, aplicando-se ao frango resfriado e ao ovo branco (sem especificação de tipo); e, (2º) o preço médio levantado pela Jox Assessoria de Mercado para o frango resfriado comercializado no Grande Atacado da cidade de São Paulo e para cargas fechadas do ovo branco extra comercializadas no atacado da cidade de São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.