Massa de ar seco domina o tempo no Brasil
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGROTEMPO

Massa de ar seco domina o tempo no Brasil

Região Norte e Nordeste têm chuvas ao longo do dia
Por: -Aline Merladete

A terça-feira (19/04) será marcada por uma grande massa de ar seco sobre o território nacional. Esta condição ocorre devido a presença de uma área de alta pressão que se estabeleceu no centro-sul do país depois da passagem da frente fria na última semana. Os termômetros ainda amanhecem com marcas amenas na Região Sul, sul do Centro-Oeste e no Sudeste. Apesar disso, as condições para geadas são baixas mesmo na Região Sul.

Já na Região Nordeste, a tendência é de que as chuvas diminuam ao longo desta terça e o tempo comece a ficar mais seco na metade sul da região. Por outro lado, em praticamente toda a região norte as chuvas ocorrem de forma bem distribuída e com volumes variando entre 10 e 20 mm.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades vão ocorrer em grande parte dos estados da região, a exceção fica apenas para o sul de RO e AC. Pode chover forte no norte do TO, com acumulados superando os 50 mm, assim como no oeste do AM. Nas demais regiões, as projeções indicam volumes entre 10 e 20 mm e de forma bem distribuída. 

Região Nordeste

De maneira geral, as instabilidades diminuem sobre a região. Ainda há o resquício das chuvas provocadas por uma frente fria na costa da BA, particularmente sobre o Recôncavo e Norte Baiano. Apesar disso, os volumes previstos são baixos e as chuvas são mais brandas. Ainda chove forte sobre o MA e norte do PI, com volumes que podem se aproximar dos 30 mm no decorrer do período. Sobre o CE e áreas próximas, também pode chover e na forma de temporais localmente fortes. Já no sul do PI e grande parte da BA, o tempo será firme apesar da maior variação de nebulosidade. 

Região Centro-Oeste

A presença de uma massa de ar seco garante o tempo firme em grande parte do centro-oeste. Apenas algumas instabilidade podem surgir ao norte do MT. Em relação às temperaturas o amanhecer será ameno no sul do MS, mas com o tempo aberto os termômetros sobem no período da tarde. Na grande região do Pantanal os registros podem superar a marca dos 35°C e os índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

Região Sudeste

O predomínio será de sol na maior parte das áreas da região. Algumas instabilidades podem ser formadas entre o Vale do Paraíba, sul de Minas e Sul do RJ. Entretanto, essas chuvas serão fracas e passageiras, sem promover volumes expressivos na região. O amanhecer será ameno no sul e vales de MG, sul do RJ, serras do ES e norte de SP. Com a maior presença do Sol, as temperaturas se elevam no período da tarde no oeste de SP, Triângulo e norte de MG. 

Região Sul

A presença de uma área de alta pressão mantém o tempo firme em grande parte da região sul. Além disso, as temperaturas continuam amenas pelo amanhecer sobretudo nas regiões serranas do norte do RS, SC e nos vales do PR. Apesar das temperaturas inferiores aos 10°C, e nos pontos mais frios abaixo dos 5°C, as condições para geadas são pequenas. A maior incursão de umidade oceânica vai manter uma maior variação de nebulosidades, com uma pequena possibilidade para chuvas fracas e passageiras.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.