CI

MATOPIBA registra chuvas acima da média

Já no Sul do país se observa o contrário, com o milho já impactado pela intensificação da seca e as preocupações agora se transferindo para a soja, plantada mais tarde em relação ao cereal


Foto: Pixabay

Seguindo o típico padrão do fenômeno La Niña, as precipitações ao longo de dezembro continuaram fracas na Região Sul e intensas em partes do Nordeste e áreas próximas, caso do centro e norte de Minas Gerais, Goiás, Pará e na maior parte do Mato Grosso. Nas regiões agrícolas do MATOPIBA também têm chovido acima das médias históricas, favorecendo a recuperação dos reservatórios e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra, mas em algumas áreas como no sul do MAe na capital do Piauí houveram alagamentos.

Já no Sul do país se observa o contrário, com o milho já impactado pela intensificação da seca e as preocupações agora se transferindo para a soja, plantada mais tarde em relação ao cereal. Na Região Sudeste, área de transição dos efeitos da La Niña, as chuvas nos últimos 15 dias continuaram variando bastante conforme a localização.

Os volumes acumulados foram menores em São Paulo quando comparados com Minas Gerais,ficando inclusive abaixo do normal climatológico.

relatório Consultoria Agro itaú

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.