ANÁLISE

Mercado do milho trava com altas pedidas dos vendedores

Vendedores não querendo vender ou pedindo preços muito altos
Por: -Leonardo Gottems
1037 acessos

De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, o mercado de milho está praticamente travado, com os vendedores não querendo vender ou pedindo preços muito altos. Os compradores, por outro lado, não estão dispostos a elevar os seus preços. Agricultores do Mato Grosso do Sul, por exemplo, ensilaram o milho em silos bag e aguardam.

“Algumas empresas (cooperativas e ceralistas) fizeram vendas com preços a fixar para limpar armazéns, a fim de receber a safra de soja. Nesta quinta-feira (01.02), a volta de alguns compradores ao mercado fez com que vendedores de milho diferido se animassem, reafirmando as pedidas altistas pelo grão. Boa parte dos demandantes estava fora do mercado (estocado) e, agora, voltam para garantir algum fluxo para a semana que vem”, explica o analista Luiz Fernando Pacheco.

Todavia, segundo ele, as pedidas agressivamente maiores assustaram, visto que o período de colheita e, consequentemente, de maior disponibilidade do grão se aproxima. Diante das altas, inclusive, compradores buscam ofertas de milho tributado (fora do estado). As cargas do MT, MS e GO ainda chegam com preços atraentes, dado que o aumento dos fretes é tímido.

“O resultado deste cenário é uma tendência altista imposta pelo vendedores, mas sem muita firmeza (não há consolidação de negócios no diferido). Mas, a própria condição de colheita deverá aumentar a oferta, mantendo os preços inalterados ou até menores, a curto prazo”, completa Pacheco.

CLIMA

Nos últimos dias, o clima tem sido favorável. As chuvas crescentes no Centro-Oeste favorecem o enchimentos dos grãos enquanto o menor volume no Sul ajuda a entrada das máquinas no campo. Como alertado ontem, o regime de chuvas atual deverá se inverter em alguns meses devido ao fim do La Niña, o que também seria benéfico para as lavouras.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink