CI

Mercado internacional vai exigir cafés com produções sustentáveis

Cafeicultura ligada à produção sustentável em todos seus aspectos (ambiental, social e econômico) tende a ser considerada a “nova onda” do café


No futuro breve, a cafeicultura ligada à produção sustentável em todos seus aspectos (ambiental, social e econômico) tende a ser considerada a “nova onda” do café. A análise é de Marcos Young, consultor da Boot Coffee Campus (escola de treinamento e consultoria), nos Estados Unidos, durante palestra sobre a posição do café brasileiro no mercado internacional.

Segundo ele, as mudanças climáticas estão fazendo com que o consumidor se torne mais exigente em relação à origem do produto: “em qual área foi plantada, quais são as condições de trabalho na lavoura, o produtor foi bem pago?” – são perguntas que ele aponta como decisivas na hora da compra. A consultoria Boot Coffee Campus fez sua própria pesquisa em torno do tema. Entre 12 itens abordados, a sustentabilidade apareceu em nove deles.

O produtor Clayton B. Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, na região do Alto Caparaó, Minas Gerais, tem essa percepção com os clientes internacionais já algum tempo. Além da qualidade do grão e da complexidade de sabores da bebida, o mercado externo valoriza informações sobre manejos de produção, preservação ambiental, qualidade de vida do produtor e família, entre outros. “Tudo isso se transforma em precificação do produto”, diz.  Talvez por ter adotado a agroecologia para o plantio de café desde o início, Clayton Monteiro tem essa percepção de tendência do mercado desde cedo.

O torrador francês Antoine Netien, fundador da Clima, na França, concorda com as análises dos colegas de painel, e lembra das muitas imagens que o café brasileiro já teve lá fora. Começou como produto exótico, para dar energia, depois commodity, café de qualidade e há algum tempo com todas as questões que envolvem a produção. “Ficou mais complexo, é a imagem do país por trás de uma xícara”, afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.