Metade da área rural do Brasil pertence a menos de 1% das propriedades

Agronegócio

Metade da área rural do Brasil pertence a menos de 1% das propriedades

Segundo ONG britânica Oxfam
Por: -Leonardo Gottems
2258 acessos

Menos de 1% das propriedades brasileiras detém quase a metade da área rural brasileira, aponta a organização não governamental (ONG) britânica Oxfam. O estudo “Terrenos da Desigualdade: terra, agricultura e desigualdades no Brasil Rural” aponta que estabelecimentos rurais maiores de mil hectares concentram nada menos que 45% de toda a área de produção agropecuária e de reflorestamento.

No entanto, o mesmo levantamento afirma que as fazendas de menos de dez hectares produzem mais de 70% dos alimentos voltados para o consumo interno. Isso acontece porque os grandes produtores rurais exportam a maior parte do que colhem.

“Quanto maior a concentração de terra, maior a concentração de investimento, de maquinário, que vai se expandindo para diferentes setores. A modernização da agricultura não demonstrou melhora na condição de vida da população. Números preliminares mostram que os municípios com maior concentração têm nível maior de pobreza”, afirma a diretora executiva da Oxfam Brasil, Katia Maia.

Ela defende que o governo deve assumir “medidas e políticas no mundo rural para incentivar maior distribuição, especialmente na área de investimentos, apoio técnico e programas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar”.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink