Meteorologia prevê chuva forte na Região Sul, com possibilidade de granizo
CI
Agronegócio

Meteorologia prevê chuva forte na Região Sul, com possibilidade de granizo

Deve chover nos três estados até segunda-feira
Por:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta sexta (9) na Região Sul pancadas de chuva forte e trovoadas isoladas, com possibilidade de queda de granizo no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Deve chover nos três estados até segunda-feira (12), com exceção de domingo (11), quando o Rio Grande do Sul será atingido por névoa úmida e seca no decorrer do dia.


No sábado (10), deve chover em áreas isoladas no leste do Paraná, de Santa Catarina, leste e nordeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o tempo permanece parcialmente nublado. Os termômetros oscilam hoje entre 32 graus Celsius (°C), no noroeste do Paraná, e 12°C nas áreas de serra.

O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), explica que uma intensa organização instável (sistema de baixa pressão) se intensifica entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, avança sobre os estados de São Paulo e do Paraná, proporcionando o ingresso de umidade em diferentes níveis atmosféricos, o que deixa o ambiente com condições de chuva. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, na imagem do satélite observa-se muita nebulosidade sobre os estados do Sul.


No Paraná, são registradas chuvas fracas nas regiões sul, Campos Gerais, Norte Pioneiro e leste. A nebulosidade predomina no estado nesta sexta-feira e há condição de chuva a qualquer hora do dia. O volume acumulado nas regiões sul e oeste deve ser bastante significativo. Ontem (8), desde o início da tarde, chuvas significativas foram registradas no Paraná. Os maiores volumes acumulados foram 48,8 milímetros (mm) em Cascavel e 34,8 mm em Pinhais. Em Francisco Beltrão, um forte temporal destelhou casas e danificou o estádio da cidade.

Em Santa Catarina, o tempo segue instável, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri), devido à influência de uma massa de ar quente e úmido e de um sistema de baixa pressão. No decorrer dos dia, a nebulosidade varia e ocorre abertura de sol, o que contribui para a rápida elevação da temperatura e a formação de núcleos de instabilidade. Pancadas de chuva com trovoadas devem ocorrer especialmente entre a tarde e a noite, se estendendo até a madrugada e o início da manhã. De acordo com o Epagri, não se descarta a possibilidade de temporais com chuva forte, ventania e granizo isolado. Amanhã (10), a condição de instabilidade e chuva fica mais restrita ao litoral, Vale do Itajaí e planalto norte.


Estão previstos para as próximas horas ventos fortes, com rajadas de 50 a 70 quilômetros por hora (km/h), no lltoral catarinense e mar agitado, com picos de onda até 2,5 metros, no sábado e domingo.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.