Meteorologista faz alerta sobre condições climáticas para a próxima safra

Alerta

Meteorologista faz alerta sobre condições climáticas para a próxima safra

Época e a quantidade de chuvas para o início do plantio serão diferentes para diversas regiões de Mato Grosso
Por:
1780 acessos

As condições climáticas para a próxima safra (18/19) de soja serão diferentes da safra anterior (17/18). A época e a quantidade de chuvas para o início do plantio serão diferentes para diversas regiões de Mato Grosso. Este alerta está sendo repassado para toda a classe produtora do estado no evento “É Hora de Plantar 2018”, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mao Grosso, Fundação MT.

De acordo com o meteorologista Vitor Hassan, da Climatempo, essa diferença do comportamento do clima para a próxima safra acontecerá visto que viemos de uma safra de La Nina e estamos caminhando para uma possível Safra de El Nino, tal fenômeno possui características bem particulares para o Estado de Mato Grosso.

 “De forma geral, o impacto de águas mais quentes no Pacífico Central irão causar um período de chuvas mais irregulares de Outubro a Novembro para todo o Estado de Mato Grosso, a partir deste período as chuvas passam a ter maior regularidade. Durante os meses de Outubro e Novembro as chuvas tendem a ficar abaixo da média histórica para todo o Estado. A partir de Dezembro até o mês de Fevereiro as chuvas superam a média principalmente nas regiões Oeste do Estado, enquanto que nas regiões do médio Norte e Norte, as chuvas se mantêm dentro da média histórica, já nas regiões produtoras do Vale (Leste de MT) as chuvas se mantêm abaixo da média. Com tanta irregularidade na distribuição das chuvas, o produtor precisa de um trabalho profissional direcionado para sua fazenda”, explica Hassan.

Além dessa previsão climática, Hassan orienta como o produtor e a equipe podem evitar perdas de produtividade com a irregularidade das chuvas dentro da janela de plantio. Segundo o especialista, essa janela de plantio para essa safra terá uma condição climática bem delicada e o bom desenvolvimento irá depender do bom planejamento de cada produtor. “Hoje não conseguimos controlar o clima, porém, podemos torná-lo um grande aliado em campo. Planejamento, informações precisas e eficazes, orientações técnicas e atenção na hora de tomada de decisões são ferramentas que podem garantir um bom plantio e boa colheita”, destaca Hassan.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink