CI

MG: pesquisas da Epamig com café são destacadas como tendências globais em publicação internacional

Trabalhos da empresa com cafeicultura, realizados há mais de 40 anos, foram reconhecidos na Agronomy


Foto: Pixabay

O trabalho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) com cafeicultura foi destaque em uma publicação internacional que considerou pesquisas cafeeiras realizadas por institutos e universidades de todo o mundo. Além disso, o texto identificou que a pesquisa em cafeicultura no Brasil cresceu de maneira exponencial nas últimas duas décadas.

O artigo “Global trends in coffee agronomy research” (Tendências globais em pesquisa agronômica do café, na tradução em português) foi publicado na Agronomy, uma das principais revistas científicas do mundo. O texto lista a Epamig devido ao alto número de publicações e citações da empresa em trabalhos nacionais e internacionais.

De acordo com o artigo, da Epamig, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), os pesquisadores mais destacados em publicações sobre café no mundo são Paulo Gontijo Guimarães e Gladyston Rodrigues Carvalho. A publicação também lista outros pesquisadores brasileiros, como Rubens José Guimarães (UFLA) e Antônio Nazareno Guimarães Mendes (UFLA).

De acordo com Gladyston Carvalho, pesquisador da Epamighá mais de 30 anos, a publicação é uma referência em diversas áreas cafeeiras do mundo. Para ele, ter o trabalho indicado como base de estudos para outras pesquisas é sinal de que a Epamig está no caminho certo em prol do desenvolvimento da produção de café mundial.

“Esse é um reconhecimento importante para a ciência mineira e a brasileira como um todo. Isso sem contar a visibilidade para a Epamig, principal empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais. É sempre bom quando temos nosso valor reconhecido", celebra Gladyston Carvalho.

A publicação da revista Agronomy foi escrita com base em dados de 1.618 registros armazenados no Journal Citation Reports (JCR) e na Web of Science: Emerging Sources Citation Index (ESCI. O conjunto de artigos de alta citação e de grande impacto considerado no estudo foi publicado entre os anos de 1986 e 2015.

Além da Epamig e da Universidade Federal de Lavras (UFLA); instituições com trabalhos em parceria; estão listadas no artigo a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Cirad (de Paris e Montpellier, na França), a Universidade de São Paulo (USP), o Catie (da Costa Rica e de outros países), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Cafeicultura da Epamig

O Programa Estadual de Pesquisa (PEP) em cafeicultura da empresa mineira de pesquisa agropepcuária, um dos mais tradicionais da empresa, tem como objetivos gerar e adaptar tecnologias para a ampliação e o desenvolvimento do café em Minas Gerais.

A Epamig é responsável pelo lançamento de 16 cultivares de café no mercado nacional, a maioria resistente à ferrugem, principal doença dos parques cafeeiros. Destaque para a cultivar Catiguá MG 2, resistente, produtiva e de excelente qualidade de bebida já reconhecida em concursos nacionais e internacionais.

Em 2021, O bem-sucedido projeto da Epamig que avalia o desempenho de novas cultivares de café no Cerrado mineiro ganhou proporções mais amplas. O projeto, em parceria com a Embrapa Café, agora abrange 43 propriedades localizadas em 41 municípios das regiões Sul, Sudoeste, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Norte, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O objetivo é monitorar o comportamento de 16 cultivares de café, nas condições de cultivo e manejo tradicionais das áreas, para recomendar opções mais adequadas com base em aspectos como produtividade, precocidade, maturação uniforme e qualidade. O plantio inicial das mudas ocorreu no início de dezembro. As primeiras floradas dos cafeeiros estão previstas para setembro ou outubro de 2023.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.