MG: Torneio leiteiro é destaque em exposição de São João Nepomuceno
CI
Agronegócio

MG: Torneio leiteiro é destaque em exposição de São João Nepomuceno

Serão premiados os animais com maior produção em cada categoria e ainda haverá a eleição da grande campeã
Por:
Serão premiados os animais com maior produção em cada categoria e ainda haverá a eleição da grande campeã

Entre os destaques da 41ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de São João Nepomuceno, na Zona da Mata mineira, está o torneio leiteiro promovido em parceria pela Emater-MG, Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria Municipal de Agricultura. A exposição será realizada no Parque de Exposições Hercílio Ferreira.


O torneio acontece entre os dias 15 e 19 de maio. Serão premiados os animais com maior produção em cada categoria e ainda haverá a eleição da grande campeã. Segundo o extensionista da Emater-MG, Ronaldo Castro Moreira, “o número de categorias é definido na chegada dos animais por grau de mestiçagem e idade”.

A Emater-MG é responsável pela organização, pesagem do leite, processamento dos resultados e premiação. De acordo com o extensionista da empresa, Marco Antonio Louzada, “o torneio serve para mostrar a qualidade do gado da região, permitir a troca de experiências entre os produtores e oferecer oportunidade de negócio”.


Outro destaque da exposição será a palestra “Cadeia produtiva do bambu”. Serão abordados diversos pontos sobre a cultura, como panorama da atividade na região, escolha das variedades, plantio, manejo, produção de palitos e varetas, e comercialização. O objetivo é estimular o cultivo de novas variedades de bambu na região, garantir a quantidade e qualidade, reduzir custos e aumentar produtividade.

“A cadeia produtiva do bambu é responsável pela geração de renda e emprego, diminuindo o êxodo rural. Também contribui para a melhoria das condições ambientais com o sequestro de carbono, recuperação de áreas degradadas e manejo sustentável”, afirma Louzada. A Emater-MG, além de participar da organização do evento, presta orientação técnica aos produtores que trabalham com a atividade.


A 41ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de São João Nepomuceno é promovida pela prefeitura e Sindicato dos Produtores Rurais, com o apoio da Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e demais parceiros.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.