CI

Milho transgênico 'lança alerta' sobre ataque de pragas

Grupo de cientistas desenvolveu um milho geneticamente modificado que "avisa" quando está sendo atacado por larvas de besouros


De São Paulo - Um grupo de cientistas desenvolveu um milho geneticamente modificado que "avisa" quando está sendo atacado por larvas de besouros. As informações sobre o novo estudo foram publicadas no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

De acordo com os pesquisadores, quando o verme da raiz do milho ocidental - na verdade, um besouro - ataca a planta no subsolo, as raízes danificadas liberam um composto químico gasoso. Esse material é detectado pelo parasita conhecido como nematóide, que, por impulso natural, entra nas larvas do besouro e aniquila a peste.

"Depois que os nematóides chegaram [às plantas geneticamente modificadas], as larvas foram mortas em um prazo de três dias", disse Ted Turlings, zoólogo da Universidade de Neuchatel e um dos autores do estudo. Conhecido como o inseto de US$ 1 bilhão, esse besouro é considerado a praga mais danosa dos milharais nos Estados Unidos.

A variação transgênica do milho foi criada a partir da adição de um gene do orégano que sintetiza o sinal de socorro. Nos testes, informou a "National Geographic", foram espalhados besouros em uma plantação de milho que tinha plantas convencionais e transgênicas. Segundo os dados compilados pelos cientistas, o milho geneticamente modificado apresentou menos danos em sua raiz e um contingente de besouros adultos 60% menor.

"Usamos uma abordagem controversa, a engenharia genética, para realçar uma outra, muito apreciada [entre ambientalistas], que é o controle biológico", afirmou o pesquisador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.