Milho transgênico 'lança alerta' sobre ataque de pragas

Agronegócio

Milho transgênico 'lança alerta' sobre ataque de pragas

Grupo de cientistas desenvolveu um milho geneticamente modificado que "avisa" quando está sendo atacado por larvas de besouros
Por:
1313 acessos

De São Paulo - Um grupo de cientistas desenvolveu um milho geneticamente modificado que "avisa" quando está sendo atacado por larvas de besouros. As informações sobre o novo estudo foram publicadas no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

De acordo com os pesquisadores, quando o verme da raiz do milho ocidental - na verdade, um besouro - ataca a planta no subsolo, as raízes danificadas liberam um composto químico gasoso. Esse material é detectado pelo parasita conhecido como nematóide, que, por impulso natural, entra nas larvas do besouro e aniquila a peste.

"Depois que os nematóides chegaram [às plantas geneticamente modificadas], as larvas foram mortas em um prazo de três dias", disse Ted Turlings, zoólogo da Universidade de Neuchatel e um dos autores do estudo. Conhecido como o inseto de US$ 1 bilhão, esse besouro é considerado a praga mais danosa dos milharais nos Estados Unidos.

A variação transgênica do milho foi criada a partir da adição de um gene do orégano que sintetiza o sinal de socorro. Nos testes, informou a "National Geographic", foram espalhados besouros em uma plantação de milho que tinha plantas convencionais e transgênicas. Segundo os dados compilados pelos cientistas, o milho geneticamente modificado apresentou menos danos em sua raiz e um contingente de besouros adultos 60% menor.

"Usamos uma abordagem controversa, a engenharia genética, para realçar uma outra, muito apreciada [entre ambientalistas], que é o controle biológico", afirmou o pesquisador.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink