CI

Minas Gerais emplaca cinco granjas entre as dez melhores do País

Durante o evento Info 360 foi apresentado o Relatório Anual do Desempenho da Produção de Suínos, seguido da cerimônia de premiação


Durante o evento Info 360, capitaneado pela Agriness e realizado na primeira quinzena de abril, em Florianópolis, foi apresentado o Relatório Anual do Desempenho da Produção de Suínos, seguido da cerimônia de premiação dos Melhores da Suinocultura 2017 – Especial 10 anos (Brasil, Argentina e outros países da América Latina), que mostrou a alta qualidade das granjas mineiras. “Esta é uma premiação muito esperada pelo setor, e observar os ótimos resultados das granjas mineiras nos leva a concluir que a atividade está no caminho certo”, disse o presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Antônio Ferraz.

Segundo a Agriness, participaram do relatório 1.316 granjas e 1.045.490 matrizes no Brasil. Na Argentina, o estudo contou com 123 granjas e 79.896 matrizes e em outros países, com 52 granjas e 41.794 matrizes.

As granjas mineiras estiveram presentes nas mais distintas faixas de premiação. Entre as dez melhores granjas do Brasil, cinco são do Estado: 1º lugar, Fazenda Várzea do Pau D’Alho; 2º, Granja Capivari; 3º, Granja Boa Esperança; 5º, Granja Pedrosa; e 8º, Granja Nova Canaã.

“Os melhores da suinocultura nos inspiram a conhecer resultados e as práticas adotadas por outras granjas para sabermos até onde podemos chegar. Além de termos uma equipe comprometida, engajada e que gosta do que faz, nossos parceiros e genética nos dão todo o suporte para um melhor manejo e para o bem-estar dos animais, visando sempre ao máximo potencial produtivo”, destacou Amauri Pinto Costa, terceiro lugar na categoria até 300 matrizes e proprietário da Granja Iana, localizada em Pouso Alto.

Estímulo à competitividade

Agostinho Mansano Peres, da Granja Boa Esperança, em Presidente Olegário, foi agraciado com o primeiro lugar na categoria entre 301 e 500 matrizes. “Os Melhores da Suinocultura estimula a competitividade entre as nossas granjas, que estão sempre trabalhando para melhorar seus resultados. Se uma das nossas granjas consegue, entendemos que as outras também têm o mesmo potencial, ou até maior, de chegar lá. Compartilhar os números de uma granja aproxima as equipes, mas o maior ganho mesmo é a motivação e no engajamento das equipes como um todo. No fim, o que todos queremos é que as nossas granjas estejam entre as Melhores da Suinocultura”, afirmou o consultor da granja, Renato Rosa Ribeiro.

A suinocultora Rosália Franco Marioto, da granja Nova Canaã, localizada em Pará de Minas, mais uma vez foi premiada entre as granjas com 301 e 500 matrizes. No evento deste ano, a Nova Canaã figurou em 3º lugar. Na categoria entre 501 e 1.000 matrizes, o primeiro lugar foi do produtor Joaquim Campos Pereira, da Fazenda Várzea do Pau D’Alho, em Lima Duarte.

“Já estamos há 5 anos entre os melhores produtores do Brasil no Melhores da Suinocultura, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Significa um empenho extra, porque toda a nossa equipe quer alcançar sempre o melhor resultado possível. A informação disponibilizada também é muito importante: acreditamos que o que não é mensurado fica à deriva e, se não há gestão eficiente da informação, não se pode comparar resultados. No fim, não se sabe que rumo tomar”, contou Joaquim. Paulo Pedrosa, da Granja Pedrosa, situada em Itaúna, ficou em 3º lugar na mesma categoria.

O primeiro lugar entre as granjas entre 1.001 e 3.000 matrizes também ficou em Minas, com André Almeida Costa, da Granja Capivari, localizada em Bom Despacho. Na categoria acima de 3.000 matrizes, a granja premiada em 3º lugar foi da Fazenda São Paulo, que, apesar do nome, tem o DNA mineiríssimo, estando situada em Oliveira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.