Mineral tem utilização na agricultura

Agronegócio

Mineral tem utilização na agricultura

Pesquisa consegue concentrar e enriquecer o mineral zeólita para uso na agricultura
Por: -Redação
278 acessos

A Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos (SP) e a Embrapa Solos do Rio de Janeiro (RJ), juntamente com o Cetem (Centro de Tecnologia Mineral), a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) conseguiram concentrar e enriquecer o mineral zeólita para uso na agricultura.

A patente do invento, denominada composição mineral zeolítica, processos de modificação e utilização, foi depositada no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

As zeólitas são um grupo de 50 tipos de minerais de ocorrência natural e que podem ser usadas na agricultura. "Esse mineral pode atuar na melhoria da eficiência do uso da água, por meio do aumento da capacidade de retenção de água no solo, no aumento da disponibilidade desta água às espécies vegetais e também na melhoria da eficiência do uso de nutrientes", disse Alberto Bernardi, chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sudeste.

A importância da pesquisa está no processo de concentração a seco, no enriquecimento com nitrogênio, fósforo e potássio - três nutrientes muito utilizados na adubação -e no uso do mineral concentrado e enriquecido em diversas culturas, entre elas alface e tomate. A pesquisa demonstrou que a zeólita concentrada e enriquecida funciona como uma fonte eficiente na liberação de nutrientes para as plantas.

Este mineral poderá ser usado no substrato para produção de mudas de fruteiras e de hortaliças e, em estufa, para produção de hortaliças e flores.

As vantagens trazidas pela zeólita são a diminuição das perdas de nutrientes por lixiviação, a diminuição da possibilidade de salinização do meio, a disponibilidade de nutrientes nos períodos de maior exigência da cultura e possibilidade de liberação do fósforo da rocha fosfática e aumento da capacidade de retenção de água.

Alberto Bernardi explicou ainda que modificar um mineral, química ou fisicamente, significa melhorar as propriedades existentes e adicionar novas propriedades.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink