CI

Mirassol D"Oeste: Descoberta de minério vai fomentar economia

Município de MT espera agora investimentos em infraestrutura


A descoberta de um depósito de minério de ferro e de fosfato no município de Mirassol D"Oeste (distante 290 km de Cuiabá) deverá alavancar os investimentos em infraestrutura da cidade para comportar os impactos da exploração mineral. Com cerca de 25 mil habitantes, a cidade ainda carece de serviços como saneamento básico, pavimentação asfáltica e acumula déficit de mão-de-obra e de moradias.

O prefeito do município, Aparecido Donizete da Silva (PT), diz que a repercussão da cidade foi em nível nacional e que a transformação em um pólo econômico mato-grossense, talvez o maior, vai requerer alguns investimentos. "Hoje o governador Silval Barbosa me ligou para cumprimentar pela notícia e aproveitei para reiterar que agora a cidade precisará de mais apoio para se adequar a nova realidade".

Mirassol D"Oeste tem a pecuária de corte e de leite como base da economia e o bom desempenho do segmento da região já exige uma contratação de cerca de 400 trabalhadores de cidades vizinhas. "Hoje não existe desemprego em Mirassol, pelo contrário, trazemos mão-de-obra de outras localidades para suprir a demanda local", afirma o prefeito ao comentar dos empregos que surgirão. De acordo com o gestor, cidades como Cáceres, São José dos Quatro Marcos, entre outras, também se beneficiarão com a exploração do depósito.

Até mesmo a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), projetada para ser construída em Cáceres, pode ganhar fôlego com a descoberta pela proximidade entre as cidades e a necessidade de escoar o potencial a ser explorado.

No país - O encontro do depósito de fosfato e minério de ferro em Mato Grosso teve repercussão nacional, chamando a atenção do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que telefonou pessoalmente para o governador Silval Barbosa para confirmar a informação e manifestar o desejo de vir ao Estado conhecer a nova promessa mineral. Além do presidente, o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann também manifestou seu contentamento com a notícia.

O prefeito do município diz que ficou surpreso com a dimensão que o anúncio teve. "Me ligaram pessoas de todo o país. A cidade inteira está com muitas expectativas sobre o assunto". Sobre a existência ou não da presença de minerais em sua região, o prefeito afirma que desconfiavam depois que souberam da presença da GME4, empresa que detém o requerimento sobre o depósito, mas que nada havia de confirmado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.