CI

Mitos e Verdades sobre o leite de vaca

Lácteos têm inúmeros benefícios para a saúde


Foto: Marcel Oliveira

O leite está presente na mesa da maioria das famílias, seja em sua forma natural como nos derivados: queijos, iogurtes, manteiga, entre outros. O alimento é fonte de proteínas de alto valor biológico, contendo cálcio, fósforo, vitaminas A, D e B2. O consumo regular de leite está associado à prevenção da síndrome metabólica e da osteoporose, à redução da pressão arterial e à prevenção do Diabetes tipo 2.

Há diferentes tipos: o integral tem pelo menos 3% de gordura; o semidesnatado de 0,6 a 2,9% e o desnatado de 0 a 0,5%. Existem muitas dúvidas sobre a bebida. 

- Posso substituir o leite de vaca pelo vegetal, sem diferenças nutricionais?
Mito. O leite de vaca tem nutrientes como minerais, vitaminas, proteínas e gordura de alta qualidade, importantes na alimentação humana, sendo mais bem aproveitado em comparação a aditivos artificiais das bebidas vegetais.

- A alergia à proteína do leite e intolerância à lactose são diferentes?
Verdade. Alergia à proteína é uma resposta imunológica do corpo contra a proteína do leite. Já a intolerância à lactose é a falta ou deficiência da produção de lactase, enzima que digere a lactose, o açúcar natural do leite.

-  O Cálcio do leite não é absorvido?
Mito. Estudos demonstram que os produtos lácteos são excelentes fontes de cálcio para a nutrição humana.

- Produtos lácteos "zero lactose" tem a lactose retirada?
Mito. Na indústria, esses produtos recebem a enzima lactase, que quebra a lactose em glicose e galactose, sem interferir em nenhuma outra propriedade nutricional dos alimentos. Sendo assim, mesmo os indivíduos intolerantes à lactose podem consumir tais produtos de forma tranquila.

- Todo queijo amarelo é mais gorduroso?
Mito. Não necessariamente! A coloração dos queijos normalmente é dada por um corante natural, o urucum, adicionado durante o processo de fabricação. Além disto alguns tem sua massa semicozida ou cozida e recebem calor durante a fabricação favorecendo ainda mais a intensificação da cor amarela. Há queijos brancos que são extra gordos, como a muçarela de búfala, o mascarpone e o gorgonzola. Mas queijo nenhum por si só engorda. É preciso ver sua dieta no conjunto dos alimentos ingeridos

Os "Mitos e Verdades" fazem parte de uma campanha da DSM, detentora da marca Tortuga de suplementos nutricionais para animais, para mostrar a importância nutricional do alimento. 

* com informações da assessoria de impensa
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.