Mobilizadores orgânicos melhoram acúmulo de cádmio no sorgo
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Pixabay

PESQUISA

Mobilizadores orgânicos melhoram acúmulo de cádmio no sorgo

Estudo foi feito recentemente
Por: -Leonardo Gottems
192 acessos

Materiais orgânicos biodegradáveis, como ácidos orgânicos de baixo peso molecular (LMWOA) e fertilizantes orgânicos dissolvidos, são geralmente usados como agentes mobilizadores de metais pesados. Aumentar seus efeitos na absorção de cádmio (Cd) pelas culturas é importante em um ciclo de degradação limitado. 

A fitorremediação apresenta grande potencial para a remediação do Cd do solo. No entanto, vários defeitos, como baixa biomassa e crescimento lento, resultam em menos viabilidade para aplicações em grande escala. Para melhorar ainda mais a eficiência, a combinação de agentes de fitorremediação e mobilização de metais pesados tem sido defendida e atraiu interesses de pesquisa nos últimos anos. 

Pesquisadores do Instituto de Agricultura Subtropical (ISA) da Academia Chinesa de Ciências investigaram o efeito intensificador de agentes compostos orgânicos no acúmulo de Cd em brotos em diferentes estágios de crescimento do sorgo. 

Eles realizaram um experimento em vasos com dois agentes orgânicos compostos (ácido oxálico ou ácido cítrico + fertilizante orgânico dissolvido (OA + DOF e CA + DOF)) e quatro épocas de aplicação (semeadura, emenda, folha bandeira e estágios de cabeça) de sorgo ( Sorghum bicolor L.). 

Os resultados mostraram que a aplicação dos dois agentes compostos aumentou o Cd extraível de DTPA do solo em 7,31-49,13% e o teor de Cd nas raízes e na parte aérea em 21,49-72,10%, respectivamente. Os efeitos de CA + DOF foram muito maiores do que os de OA + DOF. Os períodos de aplicação impactaram significativamente na bioacumulação de Cd no sorgo, resultando na quantidade máxima de bioacumulação de Cd para o coletor e mínima para a folha bandeira. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink