Monitoramento climático colabora para desenvolver o seguro rural
CI
Imagem: Pixabay
SEGURO RURAL

Monitoramento climático colabora para desenvolver o seguro rural

Coleta de dados via imagens de satélite e uso de estações meteorológicas ajudam a mitigar riscos
Por:

A digitalização no campo traz perspectivas interessantes para o desenvolvimento do agronegócio. Novas tecnologias permitem monitorar o clima, acompanhar detalhadamente o desenvolvimento das lavouras e investir em melhorias de manejo. A seguradora Fairfax Brasil acredita no potencial das novas tecnologias para impulsionar a agricultura brasileira e está investindo continuamente em novas ferramentas com foco na mitigação dos riscos climáticos.

Entre os exemplos, a seguradora mantém uma parceria com a empresa de tecnologia Farmers Edge, que oferece uma plataforma inteligente de monitoramento agrícola. Dessa forma, a Fairfax obtém imagens de satélites e análises de acompanhamento de safras que permitem melhorar a gestão de riscos e agilizar o atendimento aos agricultores segurados.

Estações meteorológicas

Em 2020, a Fairfax concluiu a implementação de 150 estações meteorológicas no campo em parceria com a Farmers Edge. A iniciativa permite que a seguradora tenha acesso aos dados coletados por um total de 600 estações meteorológicas espalhadas pelo Brasil. Essas estações estão instaladas em áreas de cooperativas parceiras da Fairfax, entrepostos de recebimento de grãos, fazendas experimentais e em áreas de agricultores clientes da seguradora. “Estamos mapeando 100% das propriedades asseguradas pela Fairfax, o que representa quase um milhão de hectares no Brasil”, conta Fabio Damasceno, Diretor de Agronegócio da Fairfax Brasil.

Esse projeto robusto traz dados preciosos para melhorar o desenvolvimento do seguro do agronegócio e as condições dos produtos ofertados. O próximo passo da Fairfax é entregar ao produtor rural essas informações e análises geradas, agronômicas e climáticas, com o objetivo de beneficiar as tomadas de decisões para planejamento de safra e manejo.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink