CI

Monitoramento é indispensável

O 15º Show Tecnológico de Verão da Fundação ABC irá contar com dois estandes voltados para a temática Agrometeorologia


O 15º Show Tecnológico de Verão da Fundação ABC irá contar com dois estandes voltados para a temática Agrometeorologia. Em um dos espaços, o engenheiro agrônomo e pesquisador no assunto, Rodrigo Yoiti Tsukahara, falará a respeito da importância do período denominado de pré-colheita, que corresponde ao período entre a maturação fisiológica das plantas e a colheita efetiva. A temática terá como foco principal as culturas da soja e milho, algumas das principais culturas desenvolvidas na região dos Campos Gerais.


“Atualmente, nossos produtores planejam a safra de forma eficiente. Eles escolhem as melhores épocas de semeadura, os melhores cultivares, defensivos agrícolas e insumos em geral. Fazem a condução da lavoura de forma preventiva, antecipando os problemas relacionados ao manejo.

Entretanto, poucos realizam o planejamento da colheita, fato este que resulta em grande perda do potencial produtivo e qualitativo dos grãos. Em alguns experimentos, quantificamos perdas superiores a 20% em menos de 35 dias. Como este período de pré-colheita é muito suscetível ao ambiente (chuva, temperatura, radiação solar...), vamos destacar a importância de conhecer cada cultura, seus estágios de desenvolvimento, as perdas potenciais e as formas de minimizar estas perdas”, explica Tsukahara.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.