CI

Monsanto reembolsará usuários de Dicamba nos EUA

Empresa quer dobrar vendas mesmo com restrições de governos


A Monsanto pagará a produtores dos Estados Unidos que comprem o herbicida Dicamba e tenham danos em suas lavouras, oferecendo um incentivo para aplicar o produto mesmo quando reguladores em muitos estados norte-americanos avaliam restringir o seu uso.

O incentivo para usar XtendiMax com VaporGrip, o herbicida da Monsanto com o polêmico ingrediente ativo, poderá trazer reembolso a produtores com metade do valor do produto em 2018 se eles pulverizarem em sementes da Monsanto que são resistentes, segundo a companhia.

Os Estados Unidos sofreram uma crise agrícola neste ano causado por novas formulações do herbicida Dicamba, no qual produtores e especialistas dizem que os cultivos foram danificados porque evaporaram e se desviou de onde foi aplicado.

A Monsanto diz que o XtendiMax é seguro quando aplicado apropriadamente. A companhia vende o químico que resiste às sementes Xtend de soja. A Basf e a Dow DuPont também vendem suas versões do herbicida.

A oferta monetária da Monsanto vem quando os reguladores federais e estaduais exigem treinamento de agricultores que planejam pulverizar Dicamba em 2018 e limitar o seu uso. Especialistas dizem que as restrições aumentam os custos do químico e será inconveniente ao produtor aplicar, mas o incentivo da Monsanto pode ajudar a convencer os produtores para usá-lo de qualquer forma.

“Nós acreditamos que os incentivos de reembolso para usar o XtendiMax com VaporGripo permitirá aos produtores usar um sistema de manejo que representa um maior nível de controle de ervas daninhas”, disse Ryan Rubisckko, gerente de produto da Monsanto nos Estados Unidos.

O XtendiMax custa US$ 11 por acre ao produtor, enquanto que a Monsanto está oferecendo US$ 6 por acre de reembolso para produtores que usam produto junto a outros herbicidas aprovados na soja, revelou a companhia.

A Monsanto está sofrendo uma pressão cada vez maior dos governos. A Dakota do Norte disse que planeja proibir o uso do Dicamba depois de 30 de Junho de 2018. O Missouri deve elaborar as suas restrições brevemente. O Arkansas está próximo de proibir as pulverizações depois de 15 de abril de 2018, enquanto que o Minnesota também considera restrições.

A empresa, mesmo nesse contexto, prevê que o uso da soja Xtend dobrará nos Estados Unidos na próxima safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.