CI

Monsoy retorna ao PR com o lançamento de duas cultivares de soja

M6009RR e M6707RR são variedades resistentes ao crestamento bacteriano


A Monsoy apresentará durante o Congresso Brasileiro de Sementes 2009, evento agrícola que será realizado de 31 de agosto até 3 de setembro, no Paraná, duas novas cultivares com a Tecnologia Roundup Ready® para a região. São elas a M6009RR e M6707RR, ambas variedades resistentes ao crestamento bacteriano e especialmente desenvolvidas nas estações experimentais da empresa no sul do país para atender as necessidades paranaenses. Outro destaque que será apresentado pela Monsoy durante a feira será a variedade M7639RR, levada especialmente ao Congresso por apresentar alto potencial produtivo e resistência ao nematóide do Cisto. “São cultivares dotados da tecnologia Roundup Ready®, que conferem às sementes tolerância a herbicidas à base de glifosato. Além disso, possuem alto teto produtivo e podem ser plantados em áreas que se destinam ao plantio de milho safrinha após a soja”, explica Edson Jatti, representante de licenciamento Sul da Monsoy.

Além dessas novidades, a equipe da Monsoy fornecerá informações sobre os benefícios ambientais e econômicos das cultivares com tecnologia Roundup Ready®. A substituição de grandes doses de herbicidas das classes I e II (os mais agressivos para o meio ambiente e para a saúde do trabalhador) para controle das plantas daninhas por somente um produto – glifosato - de baixo grau toxicológico (classes III e IV) é o principal aliado da tecnologia Roundup Ready® em prol da preservação do meio ambiente.

Produtividade em alta

Estudo realizado recentemente pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) aponta que as lavouras de soja transgênica no Brasil apresentaram, na safra 2008/09, produtividade média 5% superior às com soja convencional. A consultoria AgraFNP, empresa líder de consultoria técnica e econômica voltada para o setor de agronegócios, em seu relatório Agrianual 2009, aponta que o custo total de produção da soja RR no Brasil é 6,2% menor que o da soja convencional.

E as previsões de redução de custo na lavoura são ainda mais otimistas para a próxima safra. Dados da Scot Consultoria Agrícola e do Instituto de Economia Agrícola (IEA) indicam que, enquanto os preços dos herbicidas convencionais se mantiveram praticamente estáveis no último semestre, os preços do glifosato sofreram redução de 40%.

Cultivares e características agronômicas

M6009RR – Lançamento

- Ciclo superprecoce
- Permite plantio de milho safrinha
- Excelente aspecto visual
- Resistente ao acamamento
- Tolerante a crestamento bacteriano
- Resistente a nematóide de cisto (raça 3)

Recomendações de plantio: Paraná


M6707RR – Lançamento

- Alto potencial produtivo
- Ampla adaptabilidade
- Permite plantio de milho safrinha
- Resistente a crestamento bacteriano
- Tolerante a antracnose

Recomendações de plantio: Paraná

M7639RR

-Superprecocidade
-Resistência ao nematóide de cisto
-Ideal para abertura de plantio

Recomendações de plantio: São Paulo (Norte), Minas Gerais (Triângulo Mineiro e Noroeste), Goiás (Leste, Sudoeste e Noroeste), Mato Grosso (Leste, Médio Norte e Noroeste) e Mato Grosso do Sul (Norte e Sul).

As informações são da assessoria de imprensa da Monsanto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.