Mosca-branca pode causar a morte da lavoura

Agronegócio

Mosca-branca pode causar a morte da lavoura

Tanto os insetos adultos quanto as ninfas de moscas-brancas podem levar à morte da lavoura ou simplesmente à queda de produção
Por: -Talita Ormond
4 acessos

Tanto os insetos adultos quanto as ninfas de moscas-brancas se alimentam através da seiva das plantas, podendo levar à morte da lavoura ou simplesmente à queda de produção. Acontece que, quando o inseto se alimenta, ele elimina uma espécie de “melado”, favorecendo o desenvolvimento de um fungo que cresce sobre a planta, prejudicando a realização da fotossíntese e interferindo na produtividade.

Geralmente, são as ninfas que liberam grande volume dessa substância açucarada, proporcionando o maior crescimento do fungo sobre as folhas, absorvendo radiação solar, provocando uma queimadura e queda das folhas da soja.

Já os adultos, sob condições climáticas favoráveis, podem sobreviver por até quatro semanas. A produção acontece em 15 gerações em média. O problema da mosca-branca é que, se não controlada a tempo, a reprodução se torna significativa, uma vez que cada fêmea deposita nas folhas entre 150 e 300 ovos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink