CI

MS conta com 700 piscicultores no mercado

Encontro em Dourados debate os rumos da piscicultura no Estado


Encontro em Dourados debate os rumos da piscicultura no Estado

Mato Grosso do Sul conta hoje com aproximadamente 700 piscicultores atuando no mercado. Concentrada em quatro importantes regiões produtoras, a atividade chega a uma produção anual estimada em oito mil toneladas de peixe - estendida em 2 mil hectares de lâmina d'água em condição de taques escavados e outra parte em tanques redes - entre espécies como Pintado, Pacu, Tilapia e Piauçu. Da produção, 20% é destinada para o mercado interno (MS), 60% para exportação interestadual e os demais 20% são exportados para outros países (Europa e EUA - Pintado e Tilapia). A criação de peixes no Estado está em ascensão, contudo organizar a atividade talvez seja o passo mais promissor para consolidar a piscicultura em Mato Grosso do Sul.


É o que propõe o II Encontro de Piscicultores de MS, que traz uma ampla programação entre os dias 15 a 17 de setembro no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. A abertura oficial reunirá autoridades, parceiros e produtores nesta quinta-feira (15) às 19h30 no pavilhão de eventos do Sindicato Rural do município.

“Mato Grosso do Sul é um Estado de ponta em termos tecnológicos na área de piscicultura. Temos importantes empreendimentos como, por exemplo, o Projeto Pacu – que representa MS internacionalmente – que é um modelo para todo o País. Com a política de incentivos fiscais do Governo do Estado o setor cresceu mais de 15%, e grandes empresas se instalaram”, destaca o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Paulo Engel, que já confirmou participação no evento, apontando unidades frigoríficas em operação em Mundo Novo (Coopisc), Itaporã (Mar & Terra), e Campo Grande (MGS Foods), além de unidade de ração em Dourados (Douramix). Engel ressalta ainda a importante contribuição do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) na viabilização de empreendimentos, "através do Conselho Estadual do Fundo já deliberamos mais de R$ 11 milhões em apoio a financiamentos do setor".

Com apoio da Câmara Setorial da Piscicultura, importantes ações para o desenvolvimento da atividade vem sendo promovidas de modo a integrar a cadeia produtiva estadual. Líder na produção de peixes nativos de água doce, com capacidade para dobrar sua produção, o Governo do Estado incentiva piscicultores que produzem de forma sustentável através do Subprograma "Peixe Vida" - mais de mil hectares de lâmina d'água estão inseridas no Subprograma. Foi por meio da disponibilidade de assistência técnica, treinamento para profissionais e piscicultores e ainda um incentivo de 50% no ICMS que o Subprograma conta hoje com 78 produtores cadastrados.


A atividade também foi apoiada com recursos da ordem de R$ 448,9 mil em apoio ao Arranjo Produtivo Local, através do Ministério da Integração Nacional e Seprotur, para aquisição de 3 caminhões, 3 automóveis e equipamentos diversos.

O SETOR NO ESTADO

Regiões de produção - Grande Dourados (Dourados, Maracaju, Itaporã, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Douradina, Caarapó, Juti, Vicentina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Deodápolis e Jateí), Campo Grande e entorno, Mundo Novo e entorno, e a Costa Leste do Estado - onde estão sendo demarcados os parques aquicolas (abrangendo os municípios de Anaurilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilandia, Três Lagoas, Selvíria, Aparecida do Taboado e Paranaíba).

Produção - A maior parte da produção hoje é em viveiro escavados, sendo 80% em pequenas áreas (Agricultores Familiares). A produção em tanques redes nas represas hidroelétricas está em processo licitatório sobre a responsabilidade do Ministério da Pesca e Aquicultura (Ilha Solteira).

Indústrias - Frigoríficos com SIF em operação: 3 unidades (Mar & Terra em Itaporã, Coopisc em Mundo Novo e MGS Foods em Campo Grande); Frigoríficos com SIF em construção: 3 unidades (MSPeixe em Dourados, Dois Irmãos em Dois Irmãos do Buriti e Geneseas em Aparecida do Taboado); Frigoríficos com SIM em operação: 1 unidade (Linares Pescados em Campo Grande); Indústria de Ração: 1 unidade (Douramix em Dourados).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7