CI

MS é referência em genética avícola

Cerca de 80 milhões de aves que são abatidas por mês no País são "netas" de aves reprodutoras criadas em uma granja de altíssima tecnologia e biossegurança situada no município de Água Clara


Mato Grosso do Sul já responde por 20% de toda a genética avícola do País. É que cerca de 80 milhões de aves que são abatidas por mês no País, são "netas" de aves reprodutoras criadas em uma granja de altíssima tecnologia e biossegurança situada no município de Água Clara em Mato Grosso do Sul, a 210 km de Campo Grande. No município, cerca de 7,5 milhões de pintinhos "matrizeiros" são produzidos anualmente por 220 mil aves chamadas de avós ou "avozeiras", em 36 aviários da Cobb-Vantress Brasil, subsidiária da americana Cobb-Vantres.

De acordo com o coodernador da Câmara do Agronegócio e Pecuária Rubens Flávio Mello Corrêa, a multinacional investiu R$ 55 milhões em genética avícola no município sul-mato-grossense. A empresa atua no Brasil desde 1994 e lidera o mercado nacional de reprodutores de frangos. A Cobb de Água Clara atende empresas de integração de aves, com o fornecimento de matrizes.

Na granja e nos incubatórios mantidos na cidade, a multinacional emprega mais de 600 funcionários que cuidam das aves reprodutoras da mais alta qualidade genética. As "avozeiras" produzem ovos que depois são colocados em incubatórios e vão se tornar os pintinhos matrizeiros. Estes pintinhos vão se tornar as matrizes que gerarão os frangos de corte que abastecem vários abatedouros do País.

Mistério:

Apesar de manter alto sigilo sobre o empreendimento, e por conta da biossegurança rígida jamais abrir a granja para visitação, a empresa teria optado por Água Clara por causa da pouca densidade avícola na região, o que garante aves mais sadias. Todo o material genético da Cobb é importado dos Estados Unidos.

No município foi instalado o maior complexo produtor de matrizes da América Latina, com uma área de 510 alqueires, o equivalente a 1.200 hectares, e implantada uma granja de avós. Um incubatório foi instalado a 23 km de distância da granja em uma área de 10 hectares. A região foi escolhida por representar uma das melhores áreas de biossegurança para a avicultura nacional.

No local, os funcionários lidam com um processo totalmente automatizado, com tecnologia de ponta. A unidade inclui uma granja com capacidade para produzir 7,5 milhões de matrizes por ano e abrigar um incubatório com capacidade anual para 8 milhões de matrizes. O empreendimento da Cobb tem parceria com a granja Alvorada, cliente da multinacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.