CI

MS teve o aumento de 15% na exportação de óleo bruto

As exportações de óleo de soja bruto representam 93% de toda exportação de óleo


Só no primeiro trimestre de 2012, Mato Grosso do Sul já exportou para três países, 15% a mais de óleo de soja em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 12.9 milhões de quilos, conforme foi divulgado pelas 10 industrias que fabricam óleo vegetal no Estado.

No Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a soma de óleo de soja bruto exportado acarretou em uma média diária de 6,6 mil toneladas.

Em 2011 Mato Grosso do Sul encaminhou 49% de todo o óleo de soja bruto para a China, 25% foi destinado a Bangladesh e os demais 14% encaminhados à França. Sendo que a maior porcentagem é escoada via Porto de Santos (SP), responsável por 58% da exportação entre os meses de janeiro e março de 2012, enquanto o Porto de Paranaguá (PR) recebeu 37% e outros 5% foram direcionados ao Porto de São Francisco (SC).

Segundo a Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), para o Estado, as exportações de óleo de soja bruto representam 93% de toda exportação de óleo.

Em 2012 os grãos de soja foram basicamente divididos entre os Portos de Santos e São Francisco do Sul, recebendo respectivamente 51% e 49% dos grãos cultivados em MS.

Durante todo o ano passado o levantamento constatou que foram destinaram 40% dos grãos via Porto de Santos, 35% via Paranaguá e os demais 24% encaminhados a São Francisco do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.