Aves

MSD Saúde Animal lança tratamento contra ácaros vermelhos aviários

O produto, chamado Exzolt, começa a agir quatro horas após o início da aplicação via água de bebida para as aves
Por:
46 acessos

O Brasil é o primeiro país das Américas a receber o produto Exzolt (Fluralaner), tratamento inovador contra infestações por ácaros das aves. O princípio ativo do produto é fruto de 17 anos de pesquisa e desenvolvimento da MSD Saúde Animal (conhecida, nos EUA e Canadá, como Merck Animal Health). A MSD divulgou em comunicado que, Exzolt, administrado com dose recomendada de 0,5 mg/kg de peso corporal duas vezes no intervalo de sete dias, obteve 100% de eficácia na morte de ácaros em estudos clínicos por semanas. O produto começa agir quatro horas após o início do tratamento. As galinhas são tratadas em dois momentos e isso garante que os ácaros adultos e seus ovos sejam totalmente eliminados.
  
“Além de uma molécula inovadora em sua composição, dentre as principais vantagens de Exzolt está o método de aplicação, uma vez que, é administrado via água de bebida. Além disso, o produto tem indicação em bula para tratamento destes ácaros, o que o torna uma importante ferramenta ao avicultor”, explica André Gomes, gerente de Produtos da Unidade Avicultura da MSD Saúde Animal.   

Ácaro vermelho 

Conhecido cientificamente como Dermansyssus Gallinae e popularmente como “piolho de galinha”, o ácaro vermelho é uma das cinco principais pragas da avicultura. Quando atacadas, as aves têm grande irritabilidade, estresse generalizado, perda de peso, diminuição da postura e anemia. Se o ectoparasita não for controlado, a criação fica extremamente debilitada, podendo chegar à morte. Na natureza, esses parasitas, que também estão presentes em outras espécies de aves, não causam muitos danos, já que os animais possuem suas próprias defesas, além de estarem expostas ao sol – o que não ocorre nas granjas. No confinamento, os ácaros se alimentam das aves, principalmente, durante a noite e podem acabar parasitando também os avicultores, causando coceira intensa e irritação da pele.   

De acordo com as informações da MSD, a medicação tem por objetivo melhorar o bem-estar das aves, eliminando drasticamente o seu estresse, e traz uma forma exclusiva de manejo sanitário correto. Outra vantagem é eliminar a exposição dos trabalhadores e aves a produtos aplicados via spray que não são tão eficientes, já que o parasita se esconde em frestas e ranhuras de difícil acesso ao spray. “A MSD traz ao Brasil uma solução que proporciona segurança alimentar para o consumidor. Com um período de retirada de zero dia, os ovos das galinhas tratadas com Exzolt são seguros para consumir, tornando a ferramenta ideal para manter a saúde e bem-estar das aves e, principalmente, a saúde econômica do avicultor”, diz  Gomes.  

O especialista também adverte que aliada à medicação é preciso que o avicultor fique atento à realização de um trabalho preventivo para evitar nova infestação do ácaro vermelho, com o uso de melhores métodos de limpeza do aviário.  

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink