CI

Retração no faturamento do milho no Mato Grosso

Oferta de milho impacta projeções do VBP em Mato Grosso


Foto: Agrolink

Na segunda-feira (01), o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) atualizou os dados da estimativa do Valor Bruto da Produção (VBP) para o setor de agricultura e floresta em Mato Grosso para o ano de 2024. De acordo com o Imea, a projeção de faturamento para o setor ficou em R$ 120,75 bilhões, refletindo uma retração de 8,55% em relação à estimativa anterior.

Um dos fatores que contribuíram para essa diminuição foi o desempenho do milho, que representa 20,43% do montante total do VBP da agricultura e floresta em Mato Grosso. A estimativa para o cereal apontou uma queda de 4,00% em relação à última divulgação, fechando em R$ 24,67 bilhões.

A retração no faturamento do milho foi impulsionada principalmente pela desvalorização no preço do cereal, que registrou uma queda de 2,94% no período analisado. Além disso, é relevante ressaltar que as futuras estimativas do VBP do milho poderão ser influenciadas pelo preço do cereal, uma vez que ainda há uma oferta de 2,62 milhões de toneladas da safra 2022/23 a serem comercializadas, conforme dados até fevereiro de 2024.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.