CI

MT é referência na reciclagem de embalagens de agrotóxicos


O Brasil aparece em primeiro lugar no ranking mundial dos países que mais recolhem embalagens de produtos agropecuários, com destaque para os agricultores de Mato Grosso.

Agricultor há 34 anos, Vitório Cella lembra das dificuldades que teve para se desfazer das embalagens de agrotóxico. “Esmagava os latões para se decomporem e as embalagens de vidro eram enterradas num solo mais profundo. Depois, veio a embalagem plástica. E então veio a reciclagem. Com a reciclagem, veio a conscientização da devolução”, disse.

Ele e outros produtores rurais podem agendar e fazer a entrega em uma das unidades recolhimento. A central, em Sorriso (MT), recebe uma média de cem toneladas de embalagens de agrotóxicos por mês, que saem da cidade e de oito postos da região. É um trabalho que funciona há 11 anos e ajuda a evitar prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população.

Na central, trabalham 12 funcionários que precisam estar devidamente equipados. Todo o material recolhido passa por um processo de limpeza e prensagem. Depois, é separado em fardos que pesam 80 quilos. Quando recicladas, as embalagens se transformam em outros produtos.

Números

Mato Grosso é referência no país na reciclagem de embalagens. Só no primeiro semestre deste ano, o estado destinou 3,3 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos. Isso é 23% a mais do que o mesmo período do ano passado.

O Brasil recolheu, ano passado, 94% das embalagens; o Canadá, 73%; e a Alemanha, 65%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.